Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
UNIDADE MÓVEL

Hemopa leva campanha externa à Igreja do Perpétuo Socorro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/05/2017 00h00

Nesta terça-feira (9), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu uma campanha externa de doação de sangue nas dependências da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Telégrafo. Para a captação das bolsas foi montada uma grande estrutura, com salas de triagem, de consulta médica e de coleta, de maneira a oferecer a mesma qualidade e conforto do atendimento feito na sede do hemocentro.

A ação teve como público-alvo os católicos que frequentam as novenas da Igreja às terças-feiras. É o caso do corretor de seguros José Henrique Aragão. Ele conta que o padre anunciou a presença do Hemopa na paróquia e não perdeu tempo. “Sou inscrito no cadastro do Hemopa e já estava em tempo de fazer uma nova doação de sangue, mas na correria do dia-a-dia a gente acaba não encontrando tempo. Isso facilita muito”, relata.

A assistente social do Hemopa, Roseli Neves, explica que as campanhas externas possibilitam a aproximação com a comunidade e com aquelas pessoas que até tem vontade de doar sangue, mas, por motivos vários, não conseguem se deslocar até o hemocentro. “Mobilizamos toda uma logística para a realização dessa campanha. São muitos profissionais envolvidos para garantir qualidade no atendimento”, ressaltou.

Outras três campanhas externas estão previstas para este mês. No dia 17, a unidade móvel do Hemopa vai estar na Base Aérea de Belém, na rodovia Arthur Bernardes, para coletar o sangue dos militares. No dia 24, a mesma infraestrutura  será montada no PSM do Guamá, e no dia 30 será a vez da Universidade da Amazônia campus BR, na BR-316. Nesses três dias, a ação itinerante será de 8h as 12h.

Doador: Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar em intervalos de dois meses, e as mulheres, a cada três.