Hospital de Clínicas discute importância do psicólogo na pandemia
Video chamadas foram fundamentais durante a pandemiaEntre as diversas áreas de atuação de um psicólogo, talvez uma das mais solicitadas no momento seja a psicologia da saúde e hospitalar. O crescimento na busca por esse profissional pode ser relacionado aos impactos do cenário de luto, isolamento social e distanciamento familiar vividos em decorrência da pandemia do ocasionada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19.
O cenário que mudou a rotina de ambientes hospitalares em todo o mundo será um dos temas abordados pelas psicólogas Tatiana Montalvão e Rosângela Abufaiad, da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em uma live nesta quinta-feira (27), data em que é celebrado o Dia do Psicólogo e o aniversário de 58 anos da regulamentação da profissão no Brasil.
Atualmente, a instituição conta com 28 psicólogos atuando com os pacientes de todas as especialidades e que, nos últimos meses, viveram experiências marcantes para a profissão, com o surgimento e rápido avanço de uma nova doença grave e até então sem cura.
“Em um ambiente de rápidas mudanças e de tensão para todos os profissionais, nossos psicólogos foram fundamentais. Com a pandemia, isso se intensificou e ressignificamos nosso trabalho. Usando a tecnologia, substituímos as visitas presenciais por vídeo chamada para pacientes. Também aumentamos o número de atendimentos aos nossos servidores usando as vídeo chamadas, já que muitos estavam na linha de frente, isolados da família, com receio de adoecer, de levar vírus para dentro de casa, bem como pelo adoecimento psíquico dos mesmos em função da pandemia”, explica Tatiana Reis, psicóloga e chefe do Serviço Biopsicossocial do Hospital de Clínicas.
Tatiana ressalta ainda um aumento na busca por atendimentos psicológicos, se estendendo para outras áreas além do ambiente hospitalar, o que evidencia a importância desses profissionais pós-pandemia. “Algumas das sequelas do novo coronavírus estão relacionados a impactos sociais, físicos e emocionais significativos que estão trazendo à tona doenças que já existiam e que eram tratadas com o suporte da psicologia. Por isso, é essencial que as pessoas entendam a importância desse profissional, assim como busquem atendimento quando precisarem”, complementa a psicóloga.
A live “Atuação do Psicólogo Hospitalar em tempos de pandemia” será transmitida nesta quinta-feira (27), a partir das 19h. Interessados podem acompanhar pelo link.