Consup aprova dois cursos para servidores da área de segurança
As capacitações serão realizadas pelo Iesp no meses de setembro e novembro deste ano
Em reunião ordinária do Conselho Superior de Segurança Pública (Consup) foi aprovada a realização de dois cursos pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp). Uma capacitação é voltada a todos os agentes de segurança do Estado, e a outra envolverá candidatos aprovados em concurso público da Polícia Civil. A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (26), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Os cursos são direcionados para os agentes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e Delegacia de Polícia Administrativa (DPA), além de policiais militares, agentes de trânsito, servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), do Corpo de Bombeiros Militar e do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Por indicação de seus superiores, os servidores poderão se inscrever no curso “Uso e Manuseio de Decibelímetro”, com carga horária de 30 horas. O curso deve iniciar já em setembro.
Foi aprovado, também, o curso de formação Policial Civil 2020, em cumprimento às decisões judiciais relativas aos candidatos sub judice dos concursos C-149, C-202 e C-203. O curso será voltado para a formação dos novos delegados de polícia e terá 760 horas, devendo iniciar no mês de novembro.
O retorno das aulas no Iesp foi possível após publicação, em edição especial do Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 7 de agosto, das determinações que dizem respeito a cursos livres, técnicos e das áreas de Saúde e Segurança, especificamente. O decreto permite aulas presenciais em qualquer curso da área da Segurança, inclusive naqueles promovidos pelo Iesp, em cursos técnicos de nível médio e cursos livres, sempre respeitando o uso de máscara e o cumprimento das medidas obrigatórias de segurança nos ambientes.O titular da Segup, Ualame Machado (c), destacou a importância do aprimoramento dos agentes de segurança para as ações de proteção à sociedade
Poluição sonora - O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, ressalta a importância de capacitar os agentes para melhor atender às ocorrências, que chegam a somar quase 50% das ligações feitas ao Centro Integrado de Operações (Ciop), por meio do número 190. "Algumas pautas importantes foram definidas hoje durante o Consup. Entre elas, o curso do decibelímetro para agentes da segurança pública, que vai viabilizar um estudo técnico que comprove a poluição sonora e perturbação do sossego. Isso subsidiará procedimentos que irão até a Justiça, para que assim a gente possa combater um dos crimes que mais chegam ao Ciop. Foi aprovado também o curso de formação de 22 candidatos de concursos anteriores da Polícia Civil. Concursos, inclusive, do ano de 2010, para que eles possam ter o curso de formação, e assim tomar posse na Polícia Civil. Eram candidatos que tinham liminares há muitos anos para serem cumpridas, e será feito um curso de formação específico para eles", explicou Ualame Machado.
O titular da Segup destacou, ainda, a importância do Consup no processo de aperfeiçoamento dos agentes de segurança pública. "Além dos cursos aprovados hoje, o Consup também já aprovou, em reunião anterior, várias importantes medidas, dentre elas o retorno do curso do CPC Renato Chaves e o retorno do curso de formação dos agentes de trânsito do Detran. Além disso, já retornaram efetivamente as aulas do curso de formação de oficiais da Polícia Militar, que deve ser concluído até o final do ano, além do curso superior de polícia, que é requisito para a progressão de várias classes dos órgãos de segurança pública. Então, o Consup tem uma função fundamental de integrar os órgãos de segurança pública, inclusive no ensino, o que nos possibilita seguir formando, capacitando e melhorando cada vez mais, a atuação dos nossos agentes de Segurança pública", informou o secretário.