Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Seduc promove curso 'A Leitura na Alfabetização' para 300 professores

A iniciativa visa incentivar entre os alunos o hábito da leitura, essencial no processo de ensino e aprendizagem

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
22/08/2020 11h26

O curso de formação “A Leitura na Alfabetização”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), começou na tarde da última quinta-feira (20), com uma live. A formação é realizada pela Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), via Coordenação de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceinf), com apoio técnico da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE) e do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor).

Foram formadas seis turmas, cada uma com 50 participantes, atendendo nesta primeira fase a 300 alfabetizadores da Região Metropolitana de Belém. Até outubro, todas as regiões do Pará serão contempladas.Docentes durante o curso de formação continuada promovido pela Seduc

Mais de 1.200 pessoas, entre professores e alunos técnicos, acompanharam a aula inaugural transmitida pelo canal do CTAE no YouTube, com a mediação do professor Beto Amorim, do Núcleo de Tecnologia Educacional de Bragança, município do nordeste do Pará. A importância da leitura, principalmente durante o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, foi ressaltada pelo professor, para quem “incentivar o aluno a ler é estimular sua mente. Ensina a ele novos caminhos e a se reinventar. Neste momento de pandemia, eles estão se reinventando, e nós também”.

O professor Francisco Augusto, coordenador do Cefor, destacou a parceria entre o Centro de Formação e a Ceinf voltada à formação continuada dos professores da rede pública estadual de ensino. Ele informou que o Cefor oferta diversos cursos, na área de ensino e aprendizagem, para docentes e técnicos da rede pública estadual.A aula inaugural ocorreu durante uma live, acompanhada por professores e alunos técnicos

Trabalho pedagógico - A professora Lucidéa Santos, coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, explicou que o tema da formação foi escolhido pelos alfabetizadores por meio de formulário on-line. Segundo ela, “a formação visa contribuir com o trabalho pedagógico de alfabetização neste contexto de pandemia. As aulas virtuais - dispostas em seis salas-ambiente - terão o acompanhamento das tutoras, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 h, através do Google Sala de Aula. O curso terá duração de duas semanas”.

Para saber em quais turmas estão lotados e esclarecer dúvidas sobre o acesso, os professores devem acessar o site criado na plataforma Google Sala de Aula (https://sites.google.com/escola.seduc.pa.gov.br/ceinf). (Texto: Caio Condurú).