Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Obras na Santa Casa avançam para beneficiar usuários e servidores

Reformas são realizadas na recepção, enfermarias, Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) e Atendimento aos Fissurados, além do espaço do Parapaz

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
21/08/2020 11h00

Serviços vão otimizar o hospital e trazer benefícios para a população que busca atendimento na instituiçãoDentro do espaço físico da Santa Casa do Pará, no bairro do Umarizal, em Belém, várias obras estão sendo realizadas para otimizar o local e trazer benefícios para a população que busca os serviços da instituição. Esta semana, foi entregue parte da recepção, que é a entrada de usuários do hospital, pela rua Bernal do Couto. A outra parte da entrada já iniciou as adequações e todo o complexo da recepção será entregue no próximo mês.

O gerente de Infraestrutura da Fundação Santa Casa, Marcelo Frota, diz que a ideia é desmembrar a entrada de usuários e a de servidores. “A entrada de usuários está toda adaptada para portadores de necessidades especiais: banheiros masculino e feminino, balcão destinado para atendimento deles, guarda volumes para usuários que precisem deixar alguma bolsa, por exemplo”.

Em relação ao prédio em que funcionará o ambulatório de pediatria, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) e Atendimento aos Fissurados, Marcelo diz que as obras estão bem adiantadas, com algo em torno de 83% de serviços executados. A previsão para entrega é no final deste ano. “Estamos com o projeto de entregar esse bloco juntamente com o complexo, que é a praça, em que será feita uma urbanização na frente do ambulatório, além de criar mais vagas de estacionamento no entorno do ambulatório”, detalha.

Outra obra que está sendo executada é a da enfermaria Frei Caetano, que está 85% concluída, entrando já na fase de acabamento. Marcelo diz que lá serão oferecidos mais 13 leitos, com previsão de entrega para outubro deste ano.

Paralelo a essas obras, estão sendo feitas também adequações em vários setores da área administrativa da Fundação. “Conforme demanda, estamos intervindo para dar mais condições aos servidores e usuários da instituição. Essa adequação no bloco administrativo está em torno de 45% executada, e vamos prosseguindo com adequações em cada setor. Manutenção predial é constante. É uma repaginação dos diversos setores para melhor atender as necessidades da instituição”, destaca o gerente.

O presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, diz que todas essas reformas, reparos e adequações físicas são importantes para atender a demanda atual do hospital, que foi se modificando ao longo dos anos, principalmente por se tratar de um prédio centenário.

“Todas as ações são mais difíceis e, de acordo com o surgimento de novas tecnologias e novas normativas, é preciso a adequação das estruturas físicas. Para isso, o governador do Estado tem dado todo o apoio relacionado aos investimentos, com recursos próprios do Estado ou por meio de operação de crédito para que a gente consiga atender essas demandas que se põe dentro de um prazo razoável” - Bruno Carmona, presidente da Santa Casa.

Bruno acredita que, com as ações que foram autorizadas, pelos destaques de recursos via Seplad, Sespa e Sefa, a Santa Casa vai conseguir proporcionar melhores ambientes, com estrutura física para atender tanto os servidores, que labutam diariamente no hospital, quanto os usuários que vão ser melhor acolhidos, com instalações novas, adequadas, garantindo a privacidade de seus atendimentos e segurança. “Isso é um grande legado que o governo do Estado vai deixar na Fundação Santa Casa”, enfatizou.   

Readequações do Parapaz – No último mês de julho, representantes da Santa Casa, Parapaz e Polícia Civil estabeleceram uma parceria para a reforma do espaço do Parapaz na Santa Casa. A reconstrução da unidade, que já está em obras, vai melhor atender crianças vítimas de violência sexual, acompanhadas pelo serviço. A entrega do local deve ocorrer no final de outubro.

“A execução dessa reforma tem como objetivo fazer a reestruturação das instalações da Unidade do Parapaz e da Delegacia de Polícia Civil, que funcionam dentro da Santa Casa”, diz Bruno Carmona. “A parceria é fundamental, uma vez que assim a gente estrutura e amplia o atendimento integrado. Essa reforma vai acomodar a criança de uma forma mais adequada, separando-a do agressor, já que a delegacia terá uma entrada independente, deixando a criança mais protegida”, reforça a coordenadora do Parapaz, Jamille Saraty.

Licitações – Atenta a necessidade de reformas na área centenária da Santa Casa, a diretoria atual da Fundação está fazendo concorrências licitatórias para a execução das obras, como a do Centro de Nefrologia, para conclusão das reformas do bloco 31 e 32.

Outra obra que está sendo licitada é a do bloco 39, que envolve a Casa da Gestante e a enfermaria São Roque. Transcorridos todos os processos, a empresa vencedora terá o prazo para concluí-la em quatro meses.

O gerente de Infraestrutura diz que uma das obras mais aguardadas é a do Complexo Centenário, que está em licitação, na fase de habilitação. A duração será de cerca de 18 meses. É a reforma de toda a área que fica na avenida Generalíssimo e parte que alcança a rua Oliveira Belo. Nesse prédio ficará a área de Ensino e Pesquisa da Fundação Santa Casa, a escola ETSUS, o Espaço Acolher, novos auditórios, parte da área administrativa e enfermarias.