Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Governo do Pará alcança um milhão de processos eletrônicos tramitados

Cerca de cinco milhões de folhas de papel foram economizadas, contribuindo também para o meio ambiente

Por Luana Taveira (COSANPA)
19/08/2020 21h26

O governador Helder Barbalho na cerimônia que celebrou a marca de 1 milhão de processos eletrônicos tramitadosO Governo do Pará chegou a um milhão de processos administrativos eletrônicos tramitados pelo sistema PAE. A marca foi anunciada, nesta quarta-feira (19), durante cerimônia no Palácio dos Despachos, pelo governador Helder Barbalho, ao lado da secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, e do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa), Marcos Brandão.

O Processo Administrativo Eletrônico (PAE) trouxe inúmeros benefícios à gestão estadual, entre eles, a transparência, a eficiência e a preservação do meio ambiente, com considerável economia de papel. O sistema facilita a tramitação de processos entre os órgãos da administração direta e indireta do governo.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a implementação da tecnologia, via PAE, no âmbito estadual, demonstrou-se uma ferramenta eficaz para o avanço da prestação dos serviços públicos, por permitir a continuidade da rotina administrativa e ofertar mais celeridade aos fluxos processuais.

A PGE e a Polícia Militar receberam menção honrosa como órgãos que mais se destacaram no uso do PAEDurante a cerimônia no Palácio dos Despachos, o governo e o Ministério Público do Estado (MPE) firmaram, pelo PAE, Termo de Cooperação Técnica para cessão de uso do sistema. A expectativa é garantir mais presteza às atividades do MPE e desenvolvimento na prestação de serviço à sociedade.

Destaques - A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Polícia Militar receberam menção honrosa, como os órgãos que mais se destacaram no uso do PAE. Hana Ghassan destacou o empenho para que a plataforma alcançasse a funcionalidade efetiva, trazendo melhorias ao serviço público no Pará, uma das prioridades da atual gestão.

A secretária de Administração, Hana Ghassan, destacou a importância do PAE como ferramenta de gestão e que promove a sustentabilidade“Podemos avançar, e de forma rápida, e foi o que conseguimos, com esforço e dedicação, pois saímos e 8% de processos eletrônicos para quase 80% em apenas um ano e meio de gestão. Não comemoramos um milhão de processos administrativos tramitados, e sim o fato de contribuirmos de forma significativa para a preservação do meio ambiente, com a economia de cinco milhões de folhas de papel”, disse a secretária de Administração.

Helder Barbalho ressaltou a importância da plataforma na ampliação dos serviços prestados à população. "Essa é uma ferramenta da tecnologia a serviço da sociedade, que alcança, hoje, um novo patamar na gestão administrativa estadual, o que demonstra claramente o conceito de seu uso, além de sua evolução.O sucesso que atingimos também é graças ao esforço e dedicação de quem trabalha em prol da execução do sistema", afirmou o governador.

O presidente da Prodepa antecipou algumas funcionalidades que o PAE deve ganhar. “O sistema já apresenta desafios para o futuro, como a implantação do PAE 4.0, que trará melhorias, muitas delas sugeridas pelos próprios usuários do sistema. No cenário da pandemia, a tecnologia foi fundamental para a manutenção da atividade essencial do Estado. Em breve haverá um alarme avisando o usuário, por exemplo, de um processo que falta ser despachado”, detalhou Marcos Brandão.