Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLATAFORMA ONLINE

Auditoria Geral do Estado já digitalizou mais de 150 mil páginas de processos

Objetivo é garantir mais segurança e transparência ao trabalho desenvolvido pelo órgão

Por Lucila Pereira (HC)
19/08/2020 12h10

Digitalização substitui processos físicos por eletrônicos e garante maior segurança e transparência ao trabalho desenvolvido pela AGEMais de 150 mil páginas de processos físicos já foram digitalizadas na Auditoria Geral do Estado (AGE), desde janeiro de 2020. Uma empresa terceirizada foi contratada para trabalhar exclusivamente com esta demanda, que envolve processos de várias naturezas, sobretudo administrativas e de auditorias. 

“O objetivo desse trabalho é eliminar a tramitação de processos físicos até o final do ano”, explicou o auditor geral do Estado, Rubens Leão. Além disso, a digitalização garantirá maior segurança, transparência e economia ao trabalho desenvolvido pelo órgão.  

Em breve, também serão digitalizados documentos do arquivo geral da AGE. Para isso, o órgão firmou uma parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que cedeu uma servidora bibliotecária para trabalhar na catalogação desses processos.

Uma empresa terceirizada foi contratada para trabalhar exclusivamente com esta demanda

A tramitação de processos eletrônicos é uma das diretrizes da atual gestão, com a implementação do Governo Digital, por meio da ampla utilização do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) por todos os órgãos da Administração Direta e Indireta.

A plataforma online, desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), substitui processos físicos por eletrônicos e tem o objetivo de melhorar a qualidade da administração pública.

O processo integra diversos serviços em um único ambiente virtual, como também reduz custos com papéis e até mesmo de combustível, que antes era utilizado nos veículos que transportavam estes documentos entre os órgãos. Atualmente, cerca de 95% dos processos da AGE já são eletrônicos.