Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGUNDA ETAPA

Educação especial: Seduc abre inscrições para formação continuada

Qualificação é voltada para professores e demais profissionais da educação básica da rede estadual de ensino

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
15/08/2020 10h21

Professores das unidades especializadas é responsável por gravar as aulas sobre esses temasA partir da próxima segunda-feira (17), abrem as inscrições para a 2ª etapa da formação online de professores e demais profissionais da educação básica da rede estadual de ensino. O tema será "O Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) na Perspectiva da Educação Inclusiva". A expectativa é que esta segunda formação supere os dois mil inscritos da primeira etapa. As aulas podem ser assistidas no canal do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), no Youtube. 

A formação é uma iniciativa da Secretaria Adjunta de Ensino da Seduc, por meio da Coordenadoria de Educação Especial (Coees), em parceria com o Cefor, Sistema Educacional Interativo (SEI) e Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE). 

Nesta segunda etapa, serão cinco episódios de, em média, 40 minutos. As duas primeiras aulas serão sobre cegueira e baixa visão, a terceira sobre deficiência múltipla, a quarta será sobre surdocego e a quinta sobre altas habilidades e superdotação. Dessa vez, um grupo de professores das unidades especializadas é responsável por gravar as aulas sobre esses temas. As gravações iniciaram na quinta-feira (13), no estúdio do Sistema de Ensino Interativo (SEI).

O SAEE é um atendimento que elimina barreiras de forma complementar e suplementar aos estudantes da educação especial, sendo ofertado em espaços da rede regular de ensino comum e em unidades especializadas. 

O coordenador da Educação Especial da Seduc, Felipe Linhares, diz que o objetivo é compartilhar conhecimento entre os profissionais sobre as diversas deficiências no espaço pedagógico. Segundo ele, esta segunda formação complementa a primeira, mas não impede que profissionais que não participaram da outra vez façam sua inscrição agora também.

“Elas são independentes. Claro, que se o professor participar das duas será ótimo. O importante é o profissional inscrito saber que para garantir a certificação ao final do curso é preciso assistir aos vídeos e preencher o formulário de atividades”, frisou Felipe.

A rede pública estadual conta hoje com 10.398 alunos público-alvo da educação especial. O curso pretende dar suporte aos quase mil professores capacitados para atuarem com alunos especiais. As inscrições podem ser feitas no site da Seduc/Cefor, no período de 17 a 24 de agosto.

*Texto: Caio Condurú - Ascom/Seduc.