Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E BEM-ESTAR

Ambulatório do Mangueirão volta a atender alunos de programas da Seel

Serviço é gratuito, viabilizado pela parceria técnica entre Seel e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)

Por Paula Portilho (EMATER)
13/08/2020 15h32

Retomada ocorreu nesta quinta (13), seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19Aluna do programa Vida Ativa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Nazaré Barroso, de 55 anos, foi atendida no ambulatório do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, e está satisfeita com o encaminhamento de exames que irá fazer para manter o bem-estar. 

“Felizmente esse atendimento aqui no ambulatório do Mangueirão retornou, porque eu preciso fazer exames clínicos, mas estava insegura de ir no posto de saúde. Aqui não enfrentei em fila, é agendado e não tem aglomeração, além de ter toda uma preocupação com higienização. Saio daqui já para fazer exame e para ir no laboratório, ou seja, um atendimento mais agilizado”, contou Nazaré, que há dois anos faz hidroginástica no Clube Tuna Luso Brasileira, um dos quatro polos do Programa.

A retomada do atendimento aos alunos dos programas Vida Ativa e Talentos Esportivos, da Seel, no ambulatório instalado no Mangueirão, iniciou nesta quinta-feira (13). O serviço é gratuito, viabilizado pela parceria técnica entre Seel e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

O agendamento das consultas de clínica médica terá, porém, o número de atendimentos reduzido, seguindo o protocolo de segurança, com equipamentos de proteção individual (EPI'S) fornecidos pela Sespa. Já o serviço de Odontologia deverá ser retomado a partir da próxima semana. 

Antes da pandemia da covid-19, o ambulatório atendia aproximadamente 18 pessoas diariamente oriundas dos programas voltados aos idosos e jovens. Em 2019, a equipe realizou 3.483 atendimentos, além de 12 orientações em grupo.

Com relação às aulas do Vida Ativa, Talentos Esportivos e demais programas desenvolvidos pela Seel, estas continuam suspensas como medida de prevenção.

Casal José Bonifácio, 64 anos, e Telma Lúcia Figueiredo, 59, foi atendido e já saiu com o encaminhamento de exames nas mãosSegundo a assistente social do Departamento de Esporte e Lazer/Dtel, Flávia Sousa, por enquanto, os alunos serão atendidos em três dias da semana no turno matutino. “Neste primeiro momento, o atendimento no ambulatório do Mangueirão acontece no horário de 7h às 11h, de quarta à sexta-feira”, explicou.

O casal José Bonifácio, 64 anos, e Telma Lúcia Figueiredo, 59, também foi atendido no ambulatório e saiu com o encaminhamento de exames nas mãos. “Eu estou com alguns problemas de saúde. Agora vou fazer vários exames, inclusive raio-x, vai ser um check-up”, disse Telma Lúcia que, junto com o marido, começou a fazer exercícios com as aulas do Vida Ativa no início deste ano, na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa Do Pará (Asalp). 

No período em que o Mangueirão serviu de abrigo para pessoas em situação de rua, este serviço foi suspenso. Uma outra equipe do órgão da pasta estadual de saúde ficou responsável pelo atendimento aos abrigados.

Por enquanto, os alunos serão atendidos em três dias da semana no turno matutinoSobre o Vida Ativa

O programa Vida Ativa na Terceira Idade tem o objetivo de atender o público da 3° idade, proporcionando o acesso à atividade física de forma orientada, possibilitando com isso qualidade de vida (ainda maior) e o resgate da autoestima da pessoa idosa. Atualmente, o programa atende cerca de 1.500 idosos, em quatro núcleos distribuídos pelos municípios de Belém e Ananindeua (Asalp, Tuna Luso, Mangueirão e Escola Triunfo), com aulas gratuitas de hidroginástica, caminhada, aerodança, ginástica, vôlei, alongamento, yoga e dança, além de jogos de memorização como xadrez, por exemplo.

Sobre o Talentos Esportivos

O Talentos Esportivos visa contribuir para o desenvolvimento do esporte no estado do Pará, evidenciando a integração social, a promoção da saúde, desenvolvimento da cidadania de crianças, adolescentes e jovens, por meio de aulas gratuitas. O programa atende crianças a partir de 7 anos.

As aulas são realizadas no Campus III, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém e no Estádio Olímpico do Pará, nos quais contemplam as necessidades do esporte de rendimento, de participação e educacional. Atualmente, o programa conta com 600 alunos.