Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa Tucuruí tem apoio de Caravanas Solidárias do Xingu

Hemonúcleo tem conseguindo manter o estoque de sangue para atender a demanda transfusional da rede hospitalar da região

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
13/08/2020 14h20

Voluntários viajaram 86 km de Goianésia do Pará a Tucuruí, determinados a cumprir o ato solidário de doar sangueUm grupo de amigos saiu de Goianésia do Pará, a 86 km de Tucuruí, com a nobre intenção de doar de sangue.  “Nós viemos doar especificamente para uma paciente que está internada. Porém, temos um grupo de voluntários que, de três em três meses, nos traz ao Hemopa Tucuruí para fazer a doação de sangue. A gente fica feliz de contribuir com o Hemopa”, disse Reggiane Silva, servidora pública.

E é desta forma, contando com a disposição e a solidariedade de grupos voluntários que o Hemonúcleo de Tucuruí está conseguindo manter o estoque de sangue para atender a demanda transfusional da rede hospitalar da região do Xingu.

Iozete Silva e a filha Natália sabem que a doação de sangue é um gesto de solidariedade, um ato voluntário e altruísta Iozete Carvalho da Silva entende bem a necessidade de ter sangue disponível. Todos os meses ela está no Hemopa de Tucuruí com a filha, Natália da Silva Souza de 13 anos, que tem Doença Falciforme, um tipo de doença do sangue que só tem cura com o transplante de medula óssea. E enquanto espera um doador compatível de medula, Natália precisa receber bolsas de sangue para manter sua qualidade de vida. 

“Eu gostaria de pedir para todos que tenham a consciência de que doar é um ato de amor ao próximo. Jesus morreu na cruz por nós e deu a última gota de sangue pela humanidade. Um gesto que Ele deixou para todos nós como lição. O sangue salva vidas. Salva a vida da minha filha”, disse Iozete Carvalho da Silva.

O processo de doação de sangue é rápido e o procedimento é seguro. É retirado cerca de 450ml de sangue do doador voluntário e essa bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pacientes. 

Para doar o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

O Hemonúcleo de Tucuruí fica na avenida Veridiano Cardoso, S/N, BR-422 (Santa Mônica). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30.

*Contato: (94) 98415-9006.