Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FAMÍLIA

Estudantes e pais da Escola Pedro Carneiro participam de Encontro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/05/2017 00h00

Para festejar não apenas a figura da mãe biológica, mas também quem responde pela criação de crianças, adolescentes e jovens nos lares, a Escola Estadual Pedro Carneiro, no bairro do Parque Verde, em Belém, realizou nesta sexta-feira, 12 o Encontro da Família na Escola.

A programação, realizada anualmente pela escola, contou com prestação de serviços de cidadania aos familiares dos estudantes e à comunidade em geral e ainda com atividades voltadas para as crianças. As salas de aula e outros espaços da unidade de ensino foram transformadas em locais de encontro de famílias, nos quais crianças, adolescentes e adultos tiveram acesso a serviços de saúde bucal, oficinas artesanais, exames de saúde e atendimento de beleza.

A quinta edição do Encontro da Família na Escola começou com uma palestra da psicóloga Kátia Regateiro, da Polícia Militar do Pará, acerca da importância da presença da família nas ações da escola, precisamente no acompanhamento da educação dos filhos. “Nós organizamos o Encontro da Família para aproximar os pais entre si e reforçar a parceria das famílias com a escola. Essa ação faz parte do Pacto pela Educação do Pará”, destacou a diretora da Escola Pedro Carneiro, Rosa Gomes.

A educadora observou que grande parte dos 310 alunos da escola são criados por avós, tias e pais. “Daí, porque entendemos que o todo dia é Dia das Mães, e que a família como um todo deve ser valorizada pela escola', pontuou Rosa Gomes. Professores da escola ministraram oficinas de artesanato, onde foram confeccionados por pais e filhos, porta-lápis com rolo de papel higiênico, porta-treco a partir de garrafas pet, jogo da velha com palitos de picolé e outros itens.

Integração - Os estudantes entregaram flores de papel confeccionadas por eles aos familiares. “A programação é muito boa para aproximar crianças e famílias em pleno ambiente escolar, onde os filhos passam grande parte do dia', afirmou a dona de casa Marcele Menezes, 36 anos, junto com a filha Manuela, de 7 anos, aluna do 2o ano, e da caçula Lorena, de 2 anos.

A copeira Gilda Tomaz, 41 anos, e a filha Maria Estefany, 6 anos, aluna do 1o ano do Ensino Fundamental participaram das atividades no escovódromo organizado por técnicas do Serviço Social do Comércio (SESC). A mãe aproveitou a oportunidade para fazer exames. “Foi muito bom eles disponibilizarem esse tipo de serviço. Eu fiz o preventivo e o exame da mama", afirmou Gilda.

Os exames preventivo, de mama e pressão arterial realizados na escola fazem parte do projeto UEPA (Universidade do Estado do Pará) nas Comunidades. “Nós observamos o interesse das pessoas em fazer os exames, em atentar para a saúde”, destacou a professora Cleide Paracampo, da UEPA.

Dona Maria do Socorro Pinheiro é avó da pequena Yasmin Pinheiro, 8 anos, do 3º ano na escola e também aproveitou a oportunidade para colocar em dia os exames. “Eu gosto de vir para a escola para aprender e brincar. Foi bom estar junto com a minha avó aqui na escola”, expressou-se Yasmin. 

O carreteiro Ricardo César Campos,36 anos, foi à escola com o filho César, 2 anos, e a sobrinha Renata Eduarda Santos, 5 anos, aluna do 1o ano. “A família é essencial para qualquer cidadão, e no caso das crianças mais ainda. Eu gostei muito dessa programação aqui na escola, porque serve para orientar as crianças e os adultos', finalizou Ricardo.