Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa reabre unidade de coleta de sangue no Pátio Belém

Horário de atendimento será diferenciado, de 13 às 17 horas, de segunda a sexta, com estrita observação das regras de segurança e prevenção à Covid-19

Por Vera Rojas (HEMOPA)
08/08/2020 12h27

Unidade do Hemopa no Pátio Belém volta a funcionar com capacidade para coletar até 40 bolsas de sangue por diaA Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) reabre, a partir desta segunda-feira (10), a Unidade de Coleta do Pátio Belém, desta vez em horário diferenciado, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

A unidade voltará a funcionar com a capacidade diária para coleta de 40 bolsas de sangue, mantendo todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19: obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento entre as cadeiras de coleta dos voluntários, disponibilidade de álcool em gel, além de orientações aos voluntários.

De acordo com a gerente de Captação de Doadores do hemocentro, a assistente social Juciara Farias, a gestão retomou, gradativamente, as unidades desativadas desde março, em função da pandemia do novo coronavírus.

A Unidade de Coleta de Sangue do Castanheira voltou a funcionar no mês passado e, a partir do dia 10/08, a Unidade de Coleta do Pátio Belém. Ambas as unidades têm grande importância no reforço do estoque técnico de sangue, visando ao abastecimento pleno da rede hospitalar pública e privada do Estado.

“Os shoppings já deixaram de ser um espaço só para compras. A diversidade dos serviços abraçou a causa da doação voluntária de sangue. Contamos com a solidariedade dos visitantes do Pátio Belém para salvar vidas, doando sangue. Estamos esperando por vocês”, ressaltou a assistente social.

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato. 

Mais informações: 3110-6500 ou 0800-2808118.