Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Adepará disponibiliza teste gratuito de Covid-19 a servidores

Por Monique Hadad (UEPA)
07/08/2020 17h17

Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), lotados na sede da Agência em Belém, tiveram a oportunidade de realizar gratuitamente o teste rápido para a detecção de anticorpos IgG contra o vírus Sars-CoV-2, o novo coronavírus. Durante toda a manhã desta sexta-feira (7), 140 servidores foram testados.

Materiais de testagem para o vírus estão sendo solicitados para serem enviados às gerências regionais da Adepará. A próxima ação ocorrerá simultaneamente na sede e nos escritórios regionais. A responsável pela Gerência de Pessoas, Danyelle Negrão, ressaltou o objetivo da atividade. “A importância dessa ação é trazer segurança e valorização aos servidores quanto à necessidade de saber se tiveram contato com o vírus. A diretoria geral, junto com as demais diretorias e gerências da Adepará, estão envolvidas no processo de movimentação para obtenção de mais testes”, afirmou.

Integração e valorização

A ação é fruto da parceria entre a Adepará e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Gabriela Polaro, gerente de Certificação de Madeira da Adepará, falou sobre o trabalho conjunto das entidades governamentais. “As ações de integração entre órgãos estão cada vez mais presentes dentro do governo atual. Várias instituições do governo trabalham pelo bem comum. A ação da Sespa é mais uma forma de integração entre os órgãos para que esse tipo de trabalho seja cada vez mais realizado, para que o governo seja representado de uma forma conjunta”, disse.

O coordenador de Planejamento da Agência, Rogério Ferreira Lourenço, destacou que a ação preventiva demonstra valorização ao servidor da Adepará por uma preocupação da gestão. Ele também afirmou que o trabalho da Sespa é valorizado e, assim, o serviço na Adepará pode ser realizado com tranquilidade.
Os testes rápidos são realizados no período de pós-infecção. Por meio de amostras de sangue, é feito um mapeamento do status imunológico da pessoa que já teve o vírus ou foi exposta a ele. O teste de IgG indica se há uma recuperação, mostrando a ausência ou presença de anticorpos (defesas do organismo).

Precauções

A prevenção e os cuidados contra o novo coronavírus ainda são necessários mediante ao cenário mundial. As recomendações de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) devem ser mantidas independente do resultado do exame. “A recomendação é manter os mesmos cuidados, como lavar as mãos constantemente, evitar aglomerações e usar o álcool em gel. Se puder, evite sair de casa. Se precisar sair, use máscara e tire só se for preciso”, disse Diego Cutrin, enfermeiro da Sespa e coordenador da ação.

*Com a colaboração de Lorena Beltrão