Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Soure recebe sinalização turística para facilitar acesso as atrações do município

Por Israel Pegado (SETUR)
06/08/2020 16h55

Soure é um dos destinos turísticos mais importantes do Estado do Pará. Suas antigas igrejas, coretos, praças e praias chamam atenção de turistas o ano inteiro. A partir de agora, Soure terá placas de sinalização turística por toda a cidade, para facilitar a locomoção dos visitantes pelos pontos turísticos do município. A obra tem como objetivo valorizar os destinos da região do Marajó, por meio dos indicativos de placas, comunicando a existência dos atrativos histórico-culturais e pontos turísticos do município de Soure. 

Segundo Cleber Gomes, turismólogo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), não existia um projeto que sinalizasse os pontos turísticos e que auxiliasse os visitantes. “A sinalização é um dos principais projetos para dar suporte, segurança e informação ao turista. Nesse sentido, a Secretaria de Turismo captou recurso, junto com o Ministério do Turismo(MTur), dentro de uma linha de projeto de sinalização, no qual indicou-se o município de Soure”, explica o turismólogo. 

A sinalização turística é uma importante ferramenta de comunicação visual com a finalidade de orientar os usuários e turistas que chegam na região, auxiliando e direcionando os visitantes para os destinos desejados. Segundo o secretário de Estado de Turismo, André Dias, o projeto é um mecanismo fundamental de desenvolvimento dos destinos turísticos. Além de indicar o acesso aos principais atrativos histórico-culturais do município de Soure, contribui para o desenvolvimento das atividades turísticas ao valorizar a beleza local.

Serão implantadas 115 placas, a maioria com a função de dar sentido e direção, organizadas em seis rotas de circulação. Segundo Cleber Gomes, a sinalização foi projetada para as principais vias de fluxo do município, ou seja, onde estão localizadas as principais atrações turísticas, como as praias e o centro histórico. “Entre as placas de sentido e direção, tem aquelas que sinalizam a localização exata dos atrativos, como para as praias do pesqueiro e da barra velha, o mercado municipal, a sinalização para a rota do queijo, para o artesanato marajoara, e para a Igreja Matriz”, conta o turismólogo. 

Considerado a “Pérola do Marajó”, Soure com suas belas casas, fazendas, campos inundáveis, onde há presença de pássaros e búfalos e belas paisagens, terá, com o projeto, um reforço para a movimentação turística. “A sinalização é importante, justamente, porque é um dos projetos fundamentais para dotar o município de estrutura básica. E por facilitar o acesso aos atrativos para os turistas, possibilita a fruição desses atrativos e dos que estão em torno”, diz Cleber Gomes. 

“A sinalização vai nortear os turistas a encontrar os pontos turísticos. Além de instruir o visitante, dando informação para ele, o que melhora a qualidade da atividade turística, fomenta negócios ao redor de pontos turísticos ou que são pontos turísticos. E no final, vai gerar mais emprego e renda para região”, ressalta André Dias, secretário da Pasta.

Conclusão do projeto

Devido a pandemia, medidas de isolamento social e restrição de deslocamento, o início das obras foi temporariamente interrompido e restabelecido. Agora, com as obras iniciadas, a previsão para conclusão está oficialmente programada para outubro deste ano, entretanto, a empresa se comprometeu em concluir 40 dias após o início.