Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa abre programação Agosto Dourado pelo incentivo à amamentação

Até 31 deste mês, evento terá uma série de atividades em apoio ao aleitamento materno, a exemplo da conferência online já às 10h desta sexta-feira (7)

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
06/08/2020 14h39

Servidores do hospital e do Corpo de Bombeiros na abertura do Agosto Dourado, defensor do aleitamento maternoA Fundação Santa Casa iniciou nesta quinta-feira (6) no auditório do hospital a programação Agosto Dourado, evento alusivo ao fortalecimento do aleitamento materno dentro e fora da instituição. No ato de abertura, a diretora Walda Valente, representou o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, e disse que a semana de aleitamento mundial tem um grau de importância grande por conta de que a Santa Casa é uma instituição que cuida da saúde das pessoas e tem um dos maiores bancos de leite humano da região Norte.

“Além de ser um dos centros de referência em aleitamento materno. E contar com uma grande parceria com o Corpo de Bombeiros no projeto que faz a captação do leite nas casas das doadoras, um dos nossos grandes objetivos aqui é aumentar de fato a captação do leite para ajudar nossos recém-nascidos internadas no hospital e seguir o processo de amamentação exclusiva até os seis meses de vida da criança”, ressaltou a diretora.

Diretora assistencial da Santa Casa, a médica Norma Fonseca destacou que o Banco de Leite Humano é uma joia rara dentro do hospital secular. “Os nossos bebês que estão dentro das UTIs neonatais precisam desse leite, que é o melhor medicamento, é o melhor alimento que pode trazer a melhoria para aquela criança e fazer com que ela retorne ao seu lar com a sua mãe”.

O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completoNorma Fonseca destacou ainda que a semana é um momento de reflexão para que se possa repensar o que a Fundação Santa Casa está fazendo para garantir o fortalecimento do aleitamento, que ela considera um "ato de amor''.

A major do Corpo de Bombeiros, Patrícia Fonseca, representou a corporação no ato e falou do trabalho extremamente importante para a humanidade, que é a coleta de leite materno. “É uma honra o Corpo de Bombeiros fazer parte desse projeto que é fundamental para salvar vidas. As pessoas que vivenciam a experiência do aleitamento sabem o quão é importante o trabalho de cada um na missão de captar leite para salvar vidas”.

Falando sobre a contextualização do tema a nutricionista Cynara Souza, coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa, disse que a campanha deste ano tem relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do milênio, o que proporciona benefícios para toda a sociedade. 

“Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio é reduzir a mortalidade materna e neonatal até 2030, e a semana mundial da amamentação ajuda a atingir essa meta ao incentivar o aleitamento em livre demanda, o que é saudável tanto para a mãe, reduzindo a hemorragia no pós-parto, quanto para o bebê, aumentando a imunidade, e isso faz bem para todo mundo. Por isso é tão importante apoiar a amamentação por um planeta saudável”, observou a nutricionista Cynara. 

MAIS SOBRE O AGOSTO DOURADO

A data foi criada em 1992, com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite humano, garantindo assim melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo, marcando o início do Agosto Dourado que neste ano traz o tema: Apoiar a Amamentação por um Planeta mais Saudável. O nome dourado refere-se à cor dourada relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

No ato na Fundação, nesta quinta-feira, foi lançada uma gincana que tem como estratégia mobilizar os servidores da Santa Casa para arrecadar frascos de vidros para armazenar o leite humano doado e aumentar o cadastro de inscrições de mães doadoras de leite. A gincana conta com seis equipes, ligadas às diretorias e presidência da Fundação.

Participaram do evento, além dos servidores e colaboradores os diretores da Fundação Santa Casa: Walda Valente, Maria de Belém, Lena Alencar, Fabiano de Castro e Norma Fonseca. Durante a abertura, houve a participação da Banda do Corpo de Bombeiros com a execução do Hino Nacional e do Estado do Pará.

SERVIÇO

Para se cadastrar para ser uma doadora no Banco de Leite Humano e para doação de frascos para armazenar o leite doado, o contato são os telefones: (91) 4009-0375 / 4009-2212/ 4009-2311 ou para 988996326 (WhatsApp e telefone), das 8h às 18h.

CONFIRA O AGOSTO DOURADO NA SANTA CASA 

07/08/2020 - Webinar (conferência online): Apoiar a Amamentação no contexto atual -10h;

19/08/2020 - Agosto Dourado com as Gestantes funcionárias Santa Casa Parceria CEDP,CESAT e GBLH – Auditório – 9h às 11h;

24 a 28 de agosto -  Oficinas de Aleitamento Materno – Auditório – 14h às 18h;

07 a 31 de agosto - Atividades complementares de apoio à amamentação e doação de leite materno.