Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Seduc certifica 26.300 professores capacitados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização

Educadores participaram de formações em 2017 e 2018. Certificação é feita por uma plataforma digital.

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
03/08/2020 10h46

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), está certificando 26.300 profissionais da educação capacitados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em 2017 e 2018.

Na época, o Cefor assumiu os ciclos formativos do Pacto, capacitando 34.468 profissionais da educação dos anos iniciais e da educação infantil, além de técnicos pedagógicos e articuladores do Programa Mais Educação, tanto da rede estadual quanto da municipal. Desse quantitativo, 26.300 educadores concluíram o processo formativo e estão aptos à certificação. O PNAIC foi uma iniciativa que envolveu o governo Federal, Distrito Federal, estados e municípios.

Iniciado em 2012, o Pacto teve como intuito atender a Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Com a adesão ao PNAIC, os professores alfabetizadores e orientadores de estudos participaram de formações no período de vigência do programa (2017 e 2018). Contudo, esses profissionais da educação ainda não haviam sido certificados. 

Segundo o coordenador do Cefor, professor Augusto Paes, a base de dados estava sendo consolidada e com a nova plataforma do Centro foi possível realizar a certificação de modo automático, com todo investimento que vem sendo feito pela atual gestão em assegurar todo suporte aos cursos de formação continuada.

“Esse é um compromisso histórico que assumimos, ao assegurar o direito à certificação dos milhares de educadores, que representam o alicerce da educação do Pará no que diz respeito ao desafio da alfabetização. Contamos sempre com esses educadores para continuar a transformar a vida de crianças, jovens e adultos, dando a eles dignidade e direito à aprendizagem”, destacou o professor.

A certificação já está disponível na plataforma do Cefor. Para facilitar o acesso à área de certificação, foi criado um tutorial que irá auxiliar os educadores nesse processo. Em caso de dúvidas, o profissional pode entrar em contato através do telefone 3230-4050 ou pelo e-mail cefor@seduc.pa.gov.br.