Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas oferece atendimento psicológico para servidores do hospital

Por Larissa Noguchi (SECOM)
31/07/2020 14h22

O Serviço de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SPOT) do Núcleo de Gestão com Pessoas (NUGEPES), juntamente com profissionais psicólogos assistenciais, garante atendimento psicológico para servidores do Hospital de Clínicas há pelo menos 15 anos. Com a pandemia da Covid-19, os atendimentos presenciais foram suspensos e feitos de maneira remota, pela internet.

"Este serviço é super importante, principalmente, neste momento de pandemia em que vimos profissionais da linha de frente entrando em crise e se nós não estivéssemos com eles, talvez estaríamos até sem servidores para trabalhar", explica Luana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

O Serviço de Psicologia Organizacional e do Trabalho conta com a atuação de quatro profissionais da saúde para atendimento psicológico dos servidores. Os objetivos são: escuta e alívio dos sintomas; mediar conflitos entre servidores; avaliar adoecimento no trabalho; avaliar readaptação dos servidores. 

"A proposta é acolher o servidor em seu momento de sofrimento e aliviar seu sintoma. O servidor chega com o conflito, seja interpessoal ou no seu próprio setor de trabalho com sua chefia, e ele pode procurar espontaneamente o serviço e fazemos o acolhimento", ressaltou Tatiana Reis, da direção do serviço biopsicossocial. 

Luana Fonseca, psicóloga O Hospital de Clínicas oferece atendimento psicossocial para pacientes de todo o Pará que vêm encaminhados de outras unidades ou das CAPS. O Hospital não atende o serviço conhecido como porta aberta. Além dos atendimentos encaminhados e servidores que contam com a escuta psicológica, o HC atende pacientes que saem da internação e necessitam de apoio.