Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Obras de infraestrutura e mobilidade avançam em Ananindeua

Governo estadual garante serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, calçadas e sinalização em 17 vias do município da Região Metropolitana de Belém

Por Larissa Noguchi (SECOM)
30/07/2020 12h01

Em Águas Lindas e Guanabara, em Ananindeua, ruas têm melhor trafegabilidade o que permite rotas alternativas à BR-316O Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), segue com as obras de infraestrutura viária em dois bairros de Ananindeua, Águas Lindas e Guanabara, na Região Metropolitana de Belém. São 17 vias recebendo os serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, calçadas e sinalização. 

Uma delas é a rua Tancredo Neves, onde a Cleide Guerra mora há 52 anos. É a primeira vez que o asfalto chega por lá. “Para fazer compras, tínhamos que trazer tudo nas mãos pois os carros não entravam aqui. Ficamos ilhados muitas vezes porque também não tinha como nenhum veículo entrar”, relembra a dona de casa.Algumas vias beneficiadas com as obras de drenagem, pavimentação e calçamento, recebem esses serviços pela primeira vez

O projeto das obras foi revisado pela atual diretoria do NGTM, órgão responsável pela execução dos trabalhos. As intervenções vão permitir rotas alternativas viárias nas proximidades da BR-316.

Diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro ressaltou a importância da obra na melhoria da mobilidade urbana dos bairros afetados pela requalificação da BR-316, inserção no tráfego da linha do BRT e também por causa da nova João Paulo II. "Estamos trabalhando na infraestrutura viária para dar mais condições de mobilidade interna na divisa entre Belém e Ananindeua”.

As obras também contribuem para a geração de empregos nesses bairros. Joelson Ferreira é pedreiro e compõe a equipe de 38 trabalhadores que estão na etapa de terraplenagem e calçamento das ruas. Para o trabalhador, é gratificante poder ajudar a construir uma nova rua na via onde sua família mora. “Eu acho muito bom, é o lugar onde eu moro, onde meu filho mora e ver a rua crescer, se transformar com o meu trabalho é muito bom”, comemora Joelson.

As obras de drenagem estão avançadas, com 80% de conclusão, também as obras de terraplenagem nas ruas onde a primeira etapa já foi concluída. Seis vias já estão pavimentadas e sinalizadas, como a rua Francisco Lacerda. A previsão da conclusão dos serviços é para o mês de agosto.