Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO

Detran intensifica ações de educação para o trânsito em Mosqueiro

Por Leandro Oliveira (DETRAN)
26/07/2020 10h28

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensificou as suas ações educativas no distrito de Mosqueiro durante a Operação Verão deste ano. A equipe, composta por nove agentes, vem atuando em diversas frentes na orientação aos veranistas com relação a práticas seguras no trânsito e auxiliando também na conscientização destes na prevenção à Covid-19.

A equipe atuou na orla, praça, barreira da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na PA-391, além da BR-316, no trecho de entrada para o acesso à vila. Nas ações de barreira, as equipes orientam passageiros e condutores sobre os itens necessários para uma viagem segura, além do uso do cinto de segurança a todos os passageiros e o transporte correto de animais e crianças pequenas, infrações que são sempre muito observadas neste período. As equipes também atuaram em parceria com a fiscalização de trânsito do órgão, Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na praça, tradicional ponto de encontro das famílias no final da tarde, os agentes distribuíram material educativo voltado às crianças, onde os pais puderam utilizá-los com os filhos, e conversou com as pessoas sobre a importância de estarem sempre atentos às crianças neste período, especialmente no trânsito, segurando pelo pulso delas sempre ao atravessar a rua, utilizando a faixa de pedestre. 

Na orla, o trabalho foi voltado aos banhistas e focado na combinação perigosa entre álcool e direção. Foram realizadas abordagens nos bares e restaurantes, na praia, com os ambulantes e transeuntes. Em conversa direta com as pessoas, foram abordados os pontos principais do perigo que há na condução de veículos sob o efeito de álcool, mostrando o risco à segurança para além dos efeitos punitivos.

Os trabalho se intensificaram neste final de semana, quando o número de pessoas que procuraram a ilha foi bem maior que nos finais de semana anteriores. "Com o aumento do quantitativo de pessoas, estamos também trabalhando em horários mais diversificados e cumprindo a missão de orientar e salvar vidas no trânsito", afirma Maria Inêz Lopes, coordenadora da ação.

A Operação Verão segue até o próximo final de semana em Mosqueiro e diversos outros municípios por todo o Estado.