Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2020

PM foca na prevenção à Covid-19 e no combate à poluição sonora em Salinas

Corporação atua de forma integrada com outros órgãos de segurança e adverte que vai reprimir o abuso dos sons automotivos em cumprimento a decreto municipal

Por Matheus Soares (PM)
25/07/2020 20h57

Policial militar faz ronda com quadriciclo, uma das modalidades de transportes adotada pela PM que tem cavalaria, drones etc
 
A Polícia Militar mobiliza diariamente, nos finais de semana, um contingente de 120 policiais militares para o trabalho de prevenção e repressão durante a Operação Verão 2020, em Salinópolis, nordeste do estado, onde a corporação atua de forma integrada com as demais forças da segurança pública para garantir tranquilidade aos veranistas, com foco nas medidas de combate à Covid-19.

A ação da PM ocorre nos pontos de maior concentração de pessoas, a exemplo das dunas e praias do Maçarico, Corvina, Atalaia e Farol Velho.

A PM faz policiamento a pé, motorizado, montado e embarcado, com o suporte operacional de drones, viaturas, motocicletas, quadriciclos e esquadras da cavalaria.
 
Comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar, o major Adriano Raiol diz que a intensificação das ações neste veraneio tem dado resultado. "Do início do mês até agora, nós tivemos apenas cinco ocorrências de roubo, comparado com uma média mensal de 40 registros desse tipo de crime, é um número baixíssimo".

POLUIÇÃO SONORA

Novo decreto publicado pela prefeitura de Salinópolis, na última quinta-feira (23), proibiu o uso do som automotivo em toda a cidade. A medida de segurança foi tomada para evitar aglomerações de pessoas e conter o avanço da Covid-19.

Neste final de semana e no próximo, a PM organizou um esquema de atuação mais rígida para inibir a perturbação do sossego causada pelo abuso do som automotivo.

"Para quem insistir nessa prática, nós vamos atuar de forma repressiva, em ação conjunta com o Detran, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal", disse o major Adriano. 

Além do efetivo da 1ª CIPM e do Grupamento Tático Operacional (GTO), dão apoio às ações da PM os militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Rondas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Batalhão de Choque (BPchoque), Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e Comando de Policiamento da Capital I e II.

PREVENÇÃO

Em parceria com outros órgãos de segurança pública, a PM fiscaliza os principais pontos de aglomeração para orientar os veranistas sobre a importância das medidas de distanciamento social e o uso de máscaras de proteção.

Na última sexta-feira (23), a PM distribuiu máscaras aos visitantes da Orla do Maçarico. "Algumas pessoas vêm até Salinas aproveitar o momento de lazer e acabam relaxando quanto à prevenção. Em razão disso, estamos realizando um trabalho de polícia de proximidade, doando as máscaras, conversando e conscientizando", explicou o major Adriano Raiol.

Diariamente, as tropas da PM também fecham o acesso ao público à Praia  do Farol Velho, a partir das 17h. "É uma medida de controle para impedir que as pessoas fiquem além do horário previsto na praia e se aglomerem", explicou o oficial.