Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Instituições promovem corrente solidária para salvar vidas com doação de sangue

Parcerias com organizações públicas e privadas garantiram 265 comparecimentos e 242 coletas de sangue em benefício de mais de 900 pacientes internados na rede hospitalar estadual

Por Vera Rojas (HEMOPA)
25/07/2020 13h00

Uma corrente solidária tomou conta da sede da Fundação Hemopa nesta sexta-feira (24) com a realização de campanas  em parcerias com instituições, públicas, privadas e da sociedade que resultou em 265 comparecimentos e 242 coletas de sangue que vão beneficiar mais de 900 pacientes internados na rede hospitalar do estado.Voluntários azulinos reforçaram o time solidário que assegurou 242 coletas de sangue em favor da rede hospitalar no Pará

Gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias informou que as parcerias são fundamentais para a regularidade do estoque técnico de sangue, ainda mais durante esta  pandemia do novo coronavírus. Em junho o número de coletas superou em 51% as doações do mês de maio. “Esse resultado devemos diretamente às parcerias que impulsionam nosso estoque que salvam vidas”.

Integrante do grupo de Evangelização da Igreja Universal, Bruna Sampaio, de 26 anos, fez sua segunda doação de sangue, na manhã de ontem, durante a campanha externa que a Igreja promove e somou-se às ações internas na sede do Hemopa.

“Eu me sinto muito feliz em poder ajudar. Isso é um ato de generosidade, juntamente com a Igreja Universal e nossos voluntários. Sempre tive essa consciência da importância da doação de sangue, porque cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas”, comentou a voluntária Bruna Sampaio.

Jovens torcedores do Clube do Payssandu prestigiaram a campanha solidária que registrou um total de 265 voluntários  A sede Hemopa recebeu voluntários da campanha Doadores Futebol Clube, da Cultura Rede de Comunicação, com a participação de voluntários dos Clubes do Remo e do Payssandu; Caravana Solidária, em parceria com o Hospital Oncológico Infantil “Octávio Lobo”; Cruz Vermelha/PA; e Aeronáutica. A campanha externa da Igreja Universal segue até às 16h deste sábado.

A assistente social Juciara Farias agradeceu todas as parcerias e voluntários da sociedade civil que ajudam a salvar vidas com suas atitudes. "Estamos de portas e corações abertos para receber novas doações”.

SEGURANÇA E HIGIENIZAÇÃO 

A Fundação Hemopa segue todos os protocolos de segurança, higienização e distanciamento social, na sede do hemocentro, nos espaços montados de coleta de sangue e no interior da “Caravana Solidária” com a obrigatoriedade do uso de máscaras, disponibilidade de álcool em gel e manutenção do distanciamento social entre cadeiras dos voluntários.

QUEM PODE DOAR SANGUE

Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos - menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal - ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).


Quem teve Covid-19, deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.


A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2109. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 31106500 / 08002808118.