Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Ioepa comemora o Dia Nacional do Escritor

Para marcar a data, a autarquia passa a divulgar obras de autores paraenses em seu site e redes sociais

Por Ailson Braga (IOE)
24/07/2020 17h04

Banner alusivo ao Dia Nacional do Escritor celebra a data no site da Ioepa que também divulgará a literatura paraensePara marcar as comemorações do Dia Nacional do Escritor, em 25 de julho, a Imprensa Oficial do Estado do Pará dá início a uma ação de valorização e divulgação de escritores paraenses a partir deste sábado (25). A autarquia criou um banner virtual alusivo à data e destaca, também, a divulgação de obras de autores paraenses no site da Ioepa e em suas redes sociais, às terças-feiras, acompanhadas de uma minibiografia e uma foto dos escritores.

Coordenadora da Assessoria de Comunicação da Ioepa, Leila Márcia Santos explica que a ideia é que as pessoas conheçam esses autores e suas obras. “A intenção é despertar o interesse das pessoas, para que, a partir das informações que postamos, elas possam se aprofundar na produção de nossos escritores”, argumentou Leila Márcia santos.

A Ioepa tem uma relação de parceria com muitos escritores e desenvolve várias ações relacionadas à literatura e ao livro e leitura, como o Portal do Conhecimento, que trabalha uma política de acesso ao livro e à leitura, por meio da doação de obras, mas também visa sensibilizar os estudantes para o contato com a literatura, aproximando o escritor do público estudantil.

A Ioepa mantém ainda a Editora Pública Dalcídio Jurandir, que publica tanto obras comerciais como pesquisas acadêmicas, e lançou o 1º Prêmio Literário Dalcídio Jurandir, com a seleção este ano de 12 autores paraenses, que terão suas obras impressas pela editora; e ainda da Loja da Ioepa (física e virtual), na qual o acervo da autarquia é vendido.

Sobre o Dia do Escritor - O Dia Nacional do Escritor surgiu por meio de uma portaria, assinada em 23 de julho de 1960, do então ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido (1904-1967). A escolha do dia 25 de julho para a comemoração do Dia Nacional do Escritor ocorreu porque, naquele ano, nessa data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001).

No Dia Nacional do Escritor, são realizadas solenidades e outros eventos em escolas, bibliotecas, academias de letras e órgãos públicos para comemorar o trabalho e a vida de escritoras e escritores brasileiros.

Presidente da Ioepa, Jorge Panzera afirma que a data também é importante para se levantar uma reflexão acerca das dificuldades pelas quais, eventualmente, os escritores passam no que se refere à produção e divulgação de seus trabalhos.

“Assim, a Ioepa tenta dar sua colaboração com ações que visem a valorização da literatura feita no Pará e que busquem incentivar a leitura de obras amazônicas, colocando em destaque autores de todas as épocas, para que o público possa tomar conhecimento do grande potencial literário que nossa região e nosso Estado possuem”, opina o presidente da Ioepa, Jorge Panzera.

 

SERVIÇO

Divulgação de autores paraenses, sempre às terças-feiras, a partir do dia 28 de julho 2020, no site da Ioepa (www.ioepa.com.br) e nas redes sociais (Facebook: https://www.facebook.com/ioepaoficial; Instagram: https://www.instagram.com/ioepaoficial e Twitter:  https://www.twitter.com/ioepaoficia)