Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFORMAÇÃO

Polícia Militar discute criação da primeira revista científica da corporação

Por Taiane Figueiredo (PM)
23/07/2020 20h21

Com o objetivo de difundir informações sobre a instituição e fomentar o interesse pelo conhecimento científico, o comando da Polícia Militar do Pará realizou nesta quinta-feira (23) uma reunião de planejamento para a elaboração da primeira revista científica da instituição. O encontro para apresentar o projeto foi realizado na sala de reuniões do Comando-Geral da PM, em Belém, com oficiais da corporação e pesquisadores da área de segurança pública no Estado.

A criação de uma revista científica, segundo o coronel da reserva remunerada Sandoval Bittencourt Neto, visa, por meio de análises profundas, atender ao Estado-Maior Geral da PM, órgão responsável pela doutrina policial militar. "A ideia é prover dados e análises para o comando da corporação, identificar policiais que cursam pós-graduação e fomentar essas pesquisas, além de difundir, na corporação, o conhecimento que eles estão produzindo”, explicou o assessor técnico, que coordena o planejamento da revista.Reunião sobre a publicação realizada no Comando-Geral da PM

O projeto inicial foi apresentado aos 12 participantes da reunião, que discutiram propostas para a definição do conteúdo, futuros colaboradores e prazos. Para o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, a publicação é uma excelente oportunidade para tornar público o trabalho desempenhado pela Polícia Militar, como a contribuição nas estatísticas que apontam o Pará como um Estado que tem se destacado na redução dos índices de criminalidade.

Expectativa - “Um dos objetivos da nossa revista é divulgar e registrar os resultados do trabalho da Polícia Militar e o que nós estamos fazendo para que isso ocorra, até porque não podemos perder de vista que a Polícia Militar é a locomotiva do Sistema de Segurança Pública. Por isso, nós temos as melhores expectativas com esse trabalho”, disse o coronel Dilson Júnior, que vai presidir o comitê da revista.

Pesquisadores de instituições de ensino superior participaram da reuniãoParticiparam da reunião com o comandante-geral da PM e o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald de Souza, o diretor-geral do Instituto de Ensino de Segurança do Pará, coronel BM Antônio Bentes Filho; a coordenadora do Ensino Superior do Iesp, professora Sônia Passos; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará, Silvia de Almeida; os professores do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA, Jaime Luiz de Souza e Edson Ramos; o vice-reitor da Universidade do Estado do Pará, Clay Anderson Chagas; o assessor técnico do Departamento-Geral de Educação e Cultura da PM, José Gilberto Torres; o coronel Ricardo André, consultor jurídico, e a major Simone Chagas, que é doutoranda. O objetivo é que esse grupo de pesquisadores forme o comitê editorial da publicação.

Atualmente, a Polícia Militar produz grande quantidade de conhecimento científico, por meio do Curso de Formação de Oficiais, em nível de graduação, além do Curso de Adaptação de Oficiais (CAO) e Curso Superior de Polícia (CSP), ambos em nível de pós-graduação.