Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Corpo de Bombeiros atua em 19 municípios na segunda fase da Operação Verão

Praias do Baixo Tocantins e Marajó recebem as ações de guarda-vidas e da Defesa Civil

Por Sargento BM Barreto (CBM)
18/07/2020 21h18

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil já desenvolvem a segunda etapa da Operação Verão 2020, que neste ano alia as medidas de segurança à prevenção à Covid-19. Nesta fase serão atendidos 19 municípios, com 52 pontos de prevenção, envolvendo 403 militares, dos quais 360 são guarda-vidas que atuam nos balneários e 43 militares na Operação Estrada, em três municípios.Militares do Corpo de Bombeiros garantem a segurança de banhistas nas praias

A Região do Baixo Tocantins está entre os alvos das ações da corporação. No município de Barcarena o 6° Grupamento Bombeiro Militar realiza ações preventivas de segunda a sexta-feira com guarda-vidas na Praia do Caripi, mobilizando nove militares. Nos fins de semana também há equipes nas praias do Conde, Cuipiranga, Sirituba e Fazendinha. Quando à prevenção à Covid-19, o tenente BM Maués, comandante das ações, informou que os frequentadores das praias estão sendo orientados a evitar aglomeração e a manter os cuidados de higiene. Ele também alerta para os riscos de empinar pipa com linha encerada, o que pode causar acidentes.

Outro ponto importante é o apoio logístico aos militares, disse o capitão BM Jairo, subcomandante do 6°GBM e supervisor da Operação Verão na região. "Na água temos apoio de um bote inflável e uma lancha. Na parte terrestre contamos com um resgate, uma viatura Auto Bomba Salvamento e Resgate (ABSR) e a guarnição de serviço do quartel, que está de plantão 24 h para atender as ocorrências", informou. O efetivo também trabalha no bloqueio sanitário nas praias. De segunda-feira a sábado o acesso à Praia do Caripi é permitido só até as 17 h, e no domingo a proibição de acesso à praia é a partir das 14 h, enquanto os restaurantes funcionam até 19 h.

Neste sábado (18) o fluxo de banhistas na Praia do Conde foi intenso. Além dos guarda-vidas, uma equipe da Defesa Civil Estadual montou uma barreira sanitária no acesso à Praia do Caripi, junto com a PM, Semutran (Secretaria Municipal de Trânsito) e a Vigilância Sanitária de Barcarena, para abordar carros de veranistas e ônibus de piquenique. Na ocasião foram distribuídas pulseiras de identificação para crianças, a fim de facilitar a localização caso se percam dos pais.No Baixo Tocantins e no Marajó o acesso às praias é monitorado pelos órgãos de segurança

Região do Marajó – No município de Salvaterra, a Praia Grande recebeu um grande número de banhistas. Nove guarda-vidas ficaram ao longo da praia, sem registrar nenhuma ocorrência grave, apenas orientando os banhistas.

A praia conta com guarda-vidas e socorristas, além de uma embarcação (Flex Boat). Nas praias de Joanes e Água Boa, também em Salvaterra, atuaram cinco guarda-vidas em cada praia. Segundo o tenente Oziel Melo, a atenção foi redobrada no início desta segunda quinzena da Operação Verão devido ao aumento considerável de banhistas no local. A logística dispõe de equipamentos de salvamento aquático e de proteção individual, como tubos de resgates e Ombrelone.

No município de Soure, informou o major Diego, comandante do 18° GBM, as ações de prevenção contam com o apoio de oito guarda-vidas apenas na Praia da Barra Velha, pois a Prefeitura Municipal manteve o bloqueio da Praia do Pesqueiro, a pedido da própria comunidade. Não foi registrada nenhuma ocorrência grave nessa região do Marajó.