Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Fim de semana tem ações educativas do Detran em Santarém

Além dos cuidados no trânsito, os agentes de Educação enfatizam os cuidados para prevenir a Covid-19

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
18/07/2020 14h00

Neste fim de semana, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensifica as ações educativas nos destinos de lazer mais procurados no mês de julho. O principal objetivo das abordagens educativas é alertar e conscientizar os condutores a respeito de práticas que ofereçam riscos na estrada, a fim de evitar acidentes.O agentes de Educação orientam condutores sobre segurança no trânsito e prevenção à Covid-19o oeste, as ações deste sábado (18) e domingo (19) também enfatizam a prevenção. A blitz educativa, usada para alertar condutores para possíveis irregularidades, é realizada nos pontos de maior fluxo de pessoas. Agentes de educação do Detran também atuam no entorno das praias do município, com um trabalho de conscientização sobre fatores de risco no trânsito, como alcoolemia (direção sob o efeito de bebida alcoólica), uso do celular ao volante e velocidade excessiva.

Orientação - Devido à pandemia de Covid-19, as equipes também orientam sobre medidas preventivas e de enfrentamento à doença. "Além de reiterar as informações sobre educação e segurança no trânsito, realizamos um trabalho de orientação voltado para a saúde, de acordo com as normas do decreto municipal", explicou Isabella Mesquita, coordenadora de Educação do Detran.

Em Santarém, onde é obrigatório o uso de máscaras, a Prefeitura não permitiu a abertura das praias. No município vizinho de Belterra, a Praia do Pindobal, frequentemente procurada, está aberta apenas para moradores locais.

Ainda segundo a coordenadora de Educação, a resposta às ações desenvolvidas pelo Detran têm sido positivas. "O público é muito receptivo. Eles são agradecidos pelo trabalho desenvolvido e pelo cuidado durante as abordagens educativas", disse Isabella Mesquita.

O trabalho dos agentes de Educação também é realizado em Salinópolis, Marabá (na região sudeste) e no distrito de Mosqueiro, pertencente a Belém. (Colaboração de Esther Pinheiro).