Operação Prevenção Combu proíbe acesso a restaurantes irregulares na ilha
As ações continuarão no domingo, para evitar acidentes e outros transtornos aos frequentadores
A operação fiscaliza, orienta e coíbe o funcionamento de bares e restaurantes com documentação irregularForças de segurança do Pará realizam desde a manhã deste sábado (18) a Operação Prevenção Combu para fiscalizar, orientar e coibir o funcionamento de bares e restaurantes que estejam com a documentação irregular. A ação faz parte da Operação Verão 2020, que visa garantir o funcionamento de espaços de lazer com responsabilidade, para garantir a segurança da população.
Agentes do Grupamento Fluvial (GFlu), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); Corpo de Bombeiros Militar (CBM); Polícia Civil, por meio da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) e Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu); Polícia Militar/Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPIFlu), Guarda Municipal de Belém e Ordem Pública participaram da ação.Os agentes percorrem a orla e os furos da Ilha do Combu
Quatro embarcações percorreram a área insular da capital paraense para fechar o acesso aos estabelecimentos irregulares, que funcionam em furos de rios e na orla da Ilha do Combu. Apenas quatro restaurantes estão aptos a receber turistas e demais frequentadores neste fim de semana, dentre os 33 bares e restaurantes instalados na ilha.Os agentes de segurança verificam a documentação dos estabelecimentos
Geslaine Cardoso, há três anos proprietária de um restaurante no local, disse que já está providenciando a documentação necessária para funcionar nos próximos fins de semana. “É importante essa fiscalização, pois é uma segurança tanto para nós, quanto para os turistas que vêm. Estamos providenciando as adequações no nosso espaço e nas documentações para iniciar o trabalho da maneira correta”, acrescentou.
O diretor do Grupamento Fluvial, delegado Arthur Braga, destacou a orientação à população e aos proprietários de restaurantes“Desde quarta-feira (15) nossa equipe iniciou a operação de prevenção no Combu, visando fiscalizar os estabelecimentos comerciais que não estão com a documentação regularizada, a fim de garantir a segurança dos frequentadores que procuram a ilha pra se divertir com suas famílias. Vamos orientar tanto a população quanto os proprietários dos restaurantes para evitar eventuais acidentes e transtornos durante o lazer dos turistas”, reforçou o diretor do Grupamento Fluvial, delegado Arthur Braga.
Prevenção - Após a fiscalização feita pelos agentes do sistema de segurança pública, na última quarta-feira (15), foi verificado que todos os bares e restaurantes localizados no Combu não estavam aptos a funcionar por não cumprimento das exigências necessárias, como a documentação regularizada.
Neste sábado as ações iniciaram às 7h30 e prosseguem no domingo (19). Equipes de apoio informam às pessoas ainda nos portos de acesso à ilha, principalmente na Praça Princesa Isabel, bairro da Condor, que os estabelecimentos irregulares estão fechados no Combu. O efetivo também faz rondas preventivas em toda a região.