Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Governo do Estado entrega Hospital de Campanha de Altamira com 60 leitos

Primeiro paciente já foi para o local, que atenderá nove municípios da região

Por Bruno Magno (SEOP)
17/07/2020 14h45

Governador Helder Barbalho visitou as instalaçõesReforçando as ações em saúde no combate à Covid-19, o governador do Estado, Helder Barbalho, entregou o Hospital de Campanha de Altamira, sudoeste paraense, na manhã desta sexta-feira (17). A unidade, que foi montada no Centro de Convenções e Cursos de Altamira (em parceria com a prefeitura local), será para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas da doença. Com perfil de média e alta complexidade, a unidade conta com 60 leitos, sendo 50 clínicos e 10 de UTI.

O contrato, assinado em maio deste ano, estabeleceu que a construção, gestão e contratação de profissionais ficarão a cargo da administração municipal, enquanto o Governo do Estado ficou com o papel de financiador do empreendimento. Este é o quinto hospital de campanha entregue no Estado, que se junta aos de Belém, Breves, Marabá e Santarém no combate a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

Primeiro paciente do Hospital chegando para receber atendimentoNo final da tarde desta sexta-feira (17), o Hospital de Campanha de Altamira já recebeu o primeiro paciente. Um agricultor, de 65 anos, sem comorbidades, que veio transferido do Hospital Geral de Altamira e vai ocupar leito clínico. A unidade não será de portas abertas, ou seja, os pacientes serão transferidos via central de regulação de leitos da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

“Nossa intenção é fortalecer a rede estadual para pacientes com o novo coronavírus. Nós estamos implementando ações em cada região, compreendendo as distâncias e garantido, acima de tudo, que o Estado esteja preparado para atender a todos que precisam, eliminando filas e garantindo agilidade. Esta é uma doença que requer celeridade no atendimento, e com este hospital de campanha, somado ao Hospital Regional da Transamazônica, garantiremos isso para vencer o coronavírus”, destacou o governador Helder Barbalho.

O novo Hospital de Campanha conta com apoio do Hospital Regional do município para atender a população de nove municípios: Altamira, Medicilândia, Brasil Novo, Pacajá, Uruará, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Anapu.

Equipamentos - No último dia 2 de julho, o Governo do Estado enviou dez respiradores às instalações do hospital. Os equipamentos vão compor dez leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para reforçar a rede pública de saúde da Região do Xingu.

Os dez equipamentos de ventilação mecânica são completos, com monitor e bomba de infusão, e fundamentais para a recuperação de pacientes com insuficiência respiratória grave após infecção pelo novo coronavírus. Durante a discurso de entrega do hospital, o governador adiantou que após o período da pandemia, esses equipamentos serão repassados para o Hospital Municipal de Altamira.

Para Nasser Tannus, diretor geral do hospital de campanha de Altamira, a nova unidade vai ajudar a reforçar os leitos para pacientes com Covid-19 na região. “O hospital vai dar suporte para macrorregião e para todo Estado, caso haja necessidade de regulação e transferência de outros pacientes”, completou o gestor.

A disposição da população na região sudoeste, o Estado tem o Hospital Geral de Altamira e o Hospital Regional da Transamazônica. O novo Hospital de Campanha vem reforçar a saúde pública no combate ao novo coronavírus, atualmente são 54 leitos exclusivos para pacientes com sintomas da doença, sendo 36 clínicos e 18 de UTI.

“Nós vamos chegar a 180 leitos em toda região oeste do Pará, um em Santarém, com 120 leitos e agora, 60 leitos aqui em Altamira. A estratégia de montagem dos hospitais de campanha foi de fundamental importância para combatermos a Covid- 19 na região”, frisou Henderson Pinto, secretário de integração regional do oeste do Pará.

O deputado estadual Eraldo Pimenta esteve na comitiva do governador, destacou o novo reforço na saúde pública do Pará. “Há muito tempo essa região era esquecida e nós teremos um reforço do Hospital Regional com mais UTIs no Hospital de Campanha de Altamira. Logo mais entregaremos o hospital de Castelo de Sonhos, que também vai somar na região de Altamira”, disse ele.

A professora Mônica Brito, integrante do coletivo de mulheres negras de Altamira, esteve na inauguração e lembrou do compromisso do governo em relação a criação do hospital. “Após a mobilização de uma rede de entidades da região do Xingu, ficamos com uma grande expectativa, muitas pessoas adoeceram, mas esperamos que de fato, esse hospital atenda as pessoas e resguarde a vida delas, isso é muito importante”, observou ela.  

Asfalto - Ainda em Altamira, o governador Helder Barbalho esteve nas ruas Castelo Branco e Francisco Bandeira, no bairro Santa Benedita. Ele visitou a frente de trabalho do programa “Asfalto Por Todo o Pará”. A obra, que deve ser entregue em breve, contempla asfalto e urbanização nas 21 ruas do bairro.

Durante a passagem pelo município, o governador esteve acompanhado pelo secretário de saúde do Estado, Romulo Rodovalho; secretário de integração da região oeste do Pará, Henderson Pinto; deputado federal Júnior Ferrari e deputado estadual Eraldo Pimenta.