Tecnologia permite sistema de segurança mais ágil durante o mês julho
Um novo sistema de segurança vem ajudando a combater irregularidades e a criminalidade, durante a Operação Verão 2020. A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) incluiu na estratégia de monitoramento, um sistema integrado de tecnologia de informações mais eficaz. Funciona da seguinte maneira: o sistema permite que as denúncias encaminhadas para o Centro Integrado de Operações (Ciop) cheguem mais rápido às autoridades de segurança pública e, por consequência, mais ágil ao local do fato.
“Este ano, estamos integrados com o sistema nacional de cadastro, atendimento e despacho de ocorrências, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, o que faz com que aquela denúncia do cidadão chegue de forma mais rápida no órgão de segurança da localidade do fato. O objetivo é manter esse sistema também após a operação verão”, explicou o coronel Odiney Nogueira, diretor de Tecnologia de Informação e Telecomunicação da Segup.
Além desse avanço no sistema de comunicação de ocorrências, a Secretaria montou centrais de monitoramento em Salinópolis, Mosqueiro e Outeiro, durante o mês de julho.
Centro Integrado de Comando instalado em Salinas
Em Salinas, o Centro Integrado de Comando começou a funcionar em 3 de julho. No local, estão reunidos representantes das Polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Corpo de Bombeiros, CPC Renato Chaves, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Defensoria Pública, que acompanham o monitoramento em tempo real, por meio de 27 câmeras espalhadas pelo município.
Já em Mosqueiro e Outeiro, o trabalho nos centros integrados começaram na semana passada, com reforço no monitoramento das câmeras e de força policial. Na ilha do Mosqueiro, mais de 280 agentes fazem a segurança dos turistas e moradores; em Outeiro são 120 agentes. O objetivo é garantir a segurança e o cumprimento dos decretos municipais que determinam os protocolos de prevenção em combate à Covid-19.
Verão 2020
A operação “Verão Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Para” conta com efetivo de 3.546 agentes de segurança, 319 motos e quadriciclos, 50 viaturas, 07 ônibus, 56 embarcações, 03 aeronaves, um caminhão e uma delegacia móvel. Salinas e outras 39 localidades estão dentro da ação 2020 que segue até o dia 3 de agosto.