Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VERÃO 2020

Mais de 280 agentes reforçam a segurança no distrito de Mosqueiro

Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social (Segup) coordena as ações envolvidas na Operação Verão 2020

Por Walena Lopes (SEGUP)
11/07/2020 19h04

Militares do Corpo de Bombeiros atuam nas praias de Mosqueiro, que foram liberadas para banho por meio de decreto municipalAs forças de segurança pública do estado já estão atuando no distrito de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, para garantir segurança com responsabilidade e saúde aos frequentadores da Ilha. Ao todo, mais de 280 agentes de segurança reforçam o efetivo no local.

Entre os órgãos envolvidos na ação estão a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) e o Centro Integrado de Operações (Ciop). A Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social (Segup) coordena as ações envolvidas na Operação Verão 2020, que tem por objetivo garantir a segurança dos veranistas e dar cumprimento aos decretos municipais que determinam os protocolos de prevenção em combate a proliferação da Covid-19 no Pará. 

Coronel Helton Moraes: segurança e responsabilidade“As ações da Operação estão voltadas para as atividades institucionais de cada órgão da segurança pública, bem como, para dar cumprimento aos decretos, tanto municipais quanto estaduais, para que possamos atravessar o verão amazônico com segurança e responsabilidade, tendo em vista o momento delicado em que estamos vivendo em razão da pandemia. Estamos agindo com todo o cuidado para minimizar os efeitos e evitar a contaminação pelo novo coronavírus”, falou o coordenador adjunto do Núcleo de Planejamento Operacional da Segup, coronel Helton Moraes. 

Representantes de cada órgão de segurança estão atuando de forma conjunta e concentrada no Centro Integrado de Comando, de onde fiscalizam os principais pontos da ilha, por meio de 15 câmeras de videomonitoramento. O centro funciona 24 horas e está localizado em frente ao caramanchão, na praia do Chapéu Virado.

Fiscalização no Centro de Comando é feito por meio de 15 câmeras de videomonitoramento

O acesso às praias dos distritos que compreendem a grande Belém foram liberadas neste sábado (10), mediante nova edição do decreto municipal expedido na última quinta-feira (9). Medidas protocolares serão mantidas visando a prevenção dos veranistas.

Centro Integrado de Comando na praia do Chapéu Virado“Na nova edição do decreto municipal está permitido o acesso de grupos de familiares compostos por até dez pessoas às praias dos distritos da Região Metropolitana de Belém, como Mosqueiro e Outeiro, porém tomando os devidos cuidados, pois ainda estão proibidas a venda de bebidas alcoólicas em bares, além de apresentações e shows. Os restaurantes tem a permissão para funcionar, mas com o horário regrado. Nossas equipes estarão voltadas às orientações de fiscalização para que não haja aglomeração em descumprimento ao decreto municipal”, reforçou o coordenador Operacional da Segup.

A ilha conta com efetivo de 152 policiais militares, 23 policiais civis, além de 75 militares do Corpo de Bombeiros, monitorando e orientando os veranistas nas praias da localidade. O Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves (CPCRC) também está presente com três peritos criminais para atender eventuais demandas de apreensão de drogas ou elucidação de crimes que possam ocorrer durante o veraneio. O Detran atua com 14 agentes no monitoramento de barreiras e ordenamento do fluxo de trânsito.

Fiscalização: agentes do Detran posicionados no pórtico de entrada da ilha

Outeiro - O distrito também conta com um Centro Integrado de Comando, localizado no estacionamento da Praia Grande. Ao todo, mais de 120 agentes de segurança reforçam o efetivo para garantir tranquilidade aos frequentadores que se deslocam até o distrito. O acesso às praias já está liberado. As ações de prevenção e fiscalização em cumprimento ao decreto municipal também estão sendo realizadas atendendo as restrições de horários e permanência dos frequentadores nas praias durante o veraneio.

Funcionamento - As praias dos distritos de Mosqueiro e Outeiro terão acesso liberado das 7h às 19h, assim como bares e restaurantes da orla. Restaurantes e bares localizados na Vila de Mosqueiro e no centro de Outeiro só poderão funcionar até as 23h. 

A Operação 'Verão Mais Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará' vai até o dia 3 de agosto.