Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEAP

Centros de recuperação de Bragança e Capanema recebem visita técnica

Ação visa identificar e analisar as práticas realizadas nas casas penais após a implantação de procedimentos

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
11/07/2020 08h47

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), acompanhada por autoridades locais, visitou os Centros de Recuperação Regional de Bragança (CRRB) e Capanema (CRRCAP), na quinta (9) e sexta-feira (10).  

Secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, visitou as duas unidades

De acordo com o diretor de Administração Penitenciária, Ringo Alex Frias, é de extrema importância esse contato próximo com a gestão do interior do estado. "Foi possível perceber a dedicação no trabalho que vem sendo executado. As casas padronizadas com base no que já vem sendo realizado em outros municípios e a execução do Manual de Procedimentos Operacionais da Seap, resultam em unidades sem objetos ilícitos, locais dignos para o cumprimento de pena e servidores satisfeitos com o trabalho", afirma. 

As visitas são feitas com objetivo de identificar e analisar as práticas realizadas nas casas penais após a implantação de procedimentos, realizada por meio do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e Diretoria de Administração Penitenciária (DAP).

O comandante do COPE, Ten. Cel. Vicente Neto, explica que a implantação de procedimentos é o primeiro passo para o controle do sistema prisional e garantia de melhorias para as pessoas privadas de liberdade. "Depois da implantação de disciplina, é promovida a reforma da unidade, intensificada a assistência à saúde, ampliada as oportunidades de reinserção social. Um trabalho em conjunto com todos os setores da Seap para garantir a humanização da pena", frisou. 

Na última quinta-feira (9), as fiscalizações foram feitas no CRRB. A unidade está recebendo os procedimentos desde o dia 1º de julho. Hoje, o Centro de Recuperação Regional de Bragança está reformado com celas limpas e higienizadas. Todos os internos estão padronizados com novos uniformes e uso de máscaras para proteção contra a Covid-19. O atendimento de saúde também é intensificado e ocorre dentro do bloco carcerário. 

Centros de recuperação estão recebendo implantações de procedimentos

Já na manhã desta sexta-feira (10), foi a vez do CRCAP receber a visita técnica. A unidade que já estava em procedimento desde setembro de 2019, está recebendo manutenção e fiscalização das ações executadas, desde o dia 30 de maio deste ano. A casa penal já se encontrava limpa e padronizada, considerada um exemplo de unidade prisional de procedimento no Pará. 

Para o secretário Jarbas Vasconcelos, o resultado das ações executadas dentro das unidades penitenciárias reflete diretamente na segurança das ruas. "O índice de criminalidade nos municípios onde implantamos o procedimento sempre cai. Quando entramos, retiramos objetos ilícitos, como celulares, o que reflete na neutralização do crime e maior segurança para todos. O trabalho em Bragança e Capanema está de parabéns. É um orgulho, 46 das 48 casas penais do Estado já estarem no padrão desejado pelo governo. É a humanização da pena na prática", afirma o secretário.