Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AJUDA

Hemopa Santarém recebe grupo de voluntários 'Doadores de Vida'

Grande atração foi o fantoche Zequinha, que animou o dia de doadores e servidores da unidade

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
10/07/2020 14h11

O Hemocentro Regional de Santarém recebeu, nesta sexta-feira (10), o grupo de voluntários ‘Doadores de Vida’, que, de forma lúdica, convoca pessoas para serem doadoras de sangue. A grande atração foi o fantoche Zequinha, que animou o dia de voluntários e servidores da unidade.

“Por favor, ajudem a salvar a minha amiguinha que está no hospital internada. Ela precisa de sangue. Vamos doar?”, pedia Zequinha, o boneco do ‘Doadores de Vida’. A coordenadora do grupo, a enfermeira Claudia Pereira, mobiliza amigos e familiares para a doação de sangue, na cidade de Santarém. “O nosso objetivo maior é contribuir. Por mais que sejam poucas pessoas, nós comparecemos e oficializamos essa forma de ajudar ao próximo”, destacou a voluntária.

Grupo usa o fantoche Zequinha para mobilizar amigos e familiares para a doação de sangue em SantarémDe acordo a assistente social do Hemocentro de Santarém, Telma Suanne, pelo menos duas vezes no ano, a unidade recebe o grupo ‘Doadores de Vida’. “E eles são tão animados que além de ajudar a compor o estoque de sangue, também animam o ambiente trazendo a prática lúdica do teatro com bonecos", contou. 

O Hemopa Santarém abastece a rede hospitalar do sudoeste do Estado, além das Agências Transfusionais. A mais recente AT inaugurada foi do município de Uruará, que possui estrutura moderna e vai ampliar o atendimento hemoterápico na região.

Doação

Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condição de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve covid-19, deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias. 

Serviço:

O atendimento no Hemocentro de Santarém é realizado de segunda a sexta, das 7h às 12h30. O voluntário pode agendar a doação pelo telefone (93) 3524-7550 ou comparecer e ser atendido por ordem de chegada. O Hemocentro de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho).