Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CESSÃO

Sedap entrega equipamentos para educação do campo no nordeste paraense

Materiais básicos vão dar apoio à formação profissional de filhos e filhas de agricultores familiares

Por Camila Botelho (SEDAP)
08/07/2020 17h40

Equipamentos serão repassados pela prefeitura de Ourém à Escola Casa Familiar Rural 25 de JulhoA Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) repassou, na manhã desta quarta-feira (8), à Prefeitura Municipal de Ourém, equipamentos básicos para apoio à educação do campo na formação profissional de filhos e filhas de agricultores familiares do nordeste paraense, mais precisamente dos municípios de Ourém, Santa Luzia do Pará e Nova esperança do Piriá. A entrega ocorreu por meio de Termo de Cessão de Uso. 

Foram entregues 40 carteiras escolares, duas impressoras multiprofissionais a laser, um bebedouro, uma câmera fotográfica, três microcomputadores, dois purificadores de água e dois televisores de 42 polegadas. O prefeito de Ourém, Valdemiro Júnior, e a equipe da Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa) da Sedap, acompanharam a entrega do material. 

Materiais vão ajudar na formação dos mais de 100 estudantes da instituiçãoSegundo a engenheira agrônoma Deusimar Miranda Rodrigues, técnica da Sedap que acompanha as ações de apoio à agricultura familiar nessa região, esses equipamentos serão repassados pela prefeitura de Ourém à Escola Casa Familiar Rural 25 de Julho, localizada na entrada do município. Ela explicou que a Secretaria, através da Dafa, desde 2003, vem executando convênios com o Governo Federal, através do antigo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), hoje Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no apoio de ações de desenvolvimento sustentável dos territórios rurais paraense.

“O município de Ourém vem sendo apoiado com projetos, pela Sedap, desde 2004 e esse projeto vem contribuir para melhoria da infraestrutura da escola, deixando-a apta para o desenvolvimento de suas atividades de ensino médio profissional” - Deusimar Miranda Rodrigues, técnica da Sedap.

O prefeito Valdemiro Júnior ressaltou que os equipamentos ajudarão na formação dos mais de 100 estudantes da instituição. “Pretendemos retomar os cursos após a pandemia. Por enquanto, os alunos estão com aulas extra-classe e estão com suas famílias das comunidades rurais. Esperamos voltar em breve”, disse.

A secretária da Casa Familiar Rural, Selma Maia, que também acompanhou o envio do material pela Sedap, disse que o reaparelhamento da instituição é muito importante e já aguardado há tempos pelos alunos. “São fundamentais para dar continuidade aos cursos. Pelo menos 90% das comunidades do município têm aluno nosso”, apontou. Ela informou que a instituição está firmando um convenio com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) para a implantação de uma turma da Ciência da Computação.

O titular da Sedap, Hugo Suenaga, que assinou o Termo de Cessão de Uso, reforçou a importância do repasse de equipamentos para manter uma instituição da importância da Casa de Agricultura Familiar 25 de Julho. “Estamos conseguindo alavancar em menos de dois anos o que em dez anos não deram prosseguimento. Estamos dando todo o apoio para essa instituição, pois a Sedap entende que é importante incentivar a educação no campo”, frisou o secretário. (Texto: Rose Barbosa/Sedap).