Centro Integrado de Comando já está em pleno funcionamento em Salinas
O vice-governador, Lúcio Vale, e secretário de Segurança, Ualame Machado, acompanharam os primeiros trabalhos nesta sexta
Centro Integrado de Comando (CIC) fica na praia do Atalaia, em SalinasPara monitorar e agir de forma conjunta na área de segurança, começou a funcionar, nesta sexta-feira (3), após uma semana de teste, o Centro Integrado de Comando (CIC) na praia do Atalaia, em Salinas. No local estão reunidos representantes de todas as forças, a exemplo das Polícias Militar e Civil, Detran e Corpo de Bombeiros, que acompanham a movimentação, em tempo real, por meio de 27 câmeras de monitoramento.
O aparato do sistema de segurança pública está a postos a fim de garantir que seja cumprido o que foi estabelecido em decreto no município de Salinas e em outras localidades, como o horário de acesso à praia e todas as medidas de prevenção com o objetivo de evitar a proliferação da Covid-19. Qualquer atitude suspeita ou que possa ferir o que diz em decreto, policiais são acionados para ação imediata.
Centro possui 27 câmeras de monitoramento para acompanhar a movimentação, em tempo real, da praia e da cidadeO Centro de Comando integra a "Operação Verão Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará", que iniciou nesta sexta, em Salinópolis e em mais 39 localidades paraenses, seguindo até o dia 3 de agosto. Além do CIC de Salinas, outros dois estão montados nas praias de Mosqueiro e Outeiro, na Região Metropolitana de Belém.
O vice-governador do Estado, Lúcio Vale, e o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, acompanharam as atividades em Salinas nesta manhã, com a instalação de bandeirolas em uma extensão de 2,5 quilômetros de areia, para ordenar o fluxo de veículos.
"O Centro Integrado é de fundamental importância e quero aqui parabenizar o governador e o secretário de Segurança por essa iniciativa. Nós estamos vivendo uma pandemia e é de essencial a presença policial para poder fazer o ordenamento nas praias e nos balneários do estado do Pará. Com a presença da polícia, vamos continuar o combate contra o coronavírus e diminuindo cada vez mais o contágio no Estado. Além disso, vamos continuar fazendo nosso trabalho, que é dar segurança pública a toda população" - vice-governador Lúcio Vale.
Estrutura conta com espaço para o monitoramento das câmeras, pontos elevados de observação, além de banheiros, copa e alojamentoEm Salinas, o CIC está localizado no Atalaia, mais especificamente próximo ao atalho da Sofia. A estrutura conta com espaço para o monitoramento das câmeras, pontos elevados de observação para que os agentes de segurança de cada instituição possa desenvolver a sua atividade, além de banheiros, copa e alojamento.
O titular da Segup, Ualame Machado, ressalta que as instituições de segurança garantirão tenha tranquilidade ao período, porém a população precisa fazer a sua parte.
"A segurança está trabalhando de forma integrada em 40 localidades do Pará neste verão amazônico. Nós estamos utilizando cerca de 3,5 mil agentes espalhados em vários centros integrados de comando, inclusive como este aqui em Salinópolis. Nós contamos com a colaboração de cada cidadão para que a gente possa sair desse período, lembrando sempre que estamos no verão, porém ainda existe a pandemia e a responsabilidade de cada um cumprindo os protocolos de cada cidade, seja nas praias que estão fechadas, seja nas praias que estão abertas, porém com restrições. Que as pessoas possam obedecer às restrições de todos os órgãos de saúde e segurança para que a gente tenha um verão tranquilo", destacou.