Detran forma agentes multiplicadores de educação em Abaetetuba
Órgão orientou sobre as novas práticas de abordagem a serem usadas em função da pandemia do novo coronavírus
Ação também prepara os agentes para a Operação Verão no município, que começa no próximo sábado (4)A Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran promoveu, na manhã desta quinta-feira (2), um encontro com técnicos do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Abaetetuba (Demutran). O objetivo é formar agentes multiplicadores de educação e intensificar parcerias para levar segurança ao trânsito da região. A ação também faz parte de uma preparação para a Operação Verão no município, que começa no próximo sábado (4).
Uma oficina pedagógica abordou a segurança viária, discutindo como elaborar um plano de ação, a fim de viabilizar abordagens educativas e o trabalho em conjunto com escola, família e comunidades, que culminam em seminários, encontros e campanhas de conscientização. A reunião faz parte de um projeto pedagógico que a Coordenadoria de Educação planeja levar para mais 35 municípios.
Reunião faz parte de um projeto pedagógico que a Coordenadoria de Educação do detran planeja levar para mais 35 municípiosDe acordo a analista de trânsito e pedagoga do Detran, Geisa Tavares, novas técnicas de abordagem estão sendo repassadas devido à pandemia do novo coronavírus. "Estamos usando outra metodologia: nosso foco é conversar, sensibilizar o público, sem entrega de material para evitar contato, além de orientar sobre as medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação", explica.
Nas abordagens educativas, a orientação é que os agentes sensibilizem o condutor para o uso de capacete, cinto de segurança, atentar para o excesso de velocidade e conscientizar sobre os perigos que envolvem bebida e direção.
A analista ressalta que o caminho é colocar a educação no trânsito como prioridade para diminuir os acidentes nas vias. "Investir na educação garante que possamos criar uma cultura de paz. A partir do momento que educo, estou sensibilizando as pessoas a terem atitudes positivas e reduzindo o número de acidentes nas vias", disse Geisa Tavares.
O diretor do Demutran de Abaetetuba, Eric Quaresma, agradeceu pelos saberes compartilhados. "É muito bom contar com a Coordenadoria de Educação. Esperamos estreitar ainda mais essa parceria, priorizando a vida. A educação é primordial, é a base, e isso viabiliza projetos de conscientização a longo e curto prazos, inserindo-os, na prática".
*Colaboração: Laura Costa.