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Seduc debate com gestores melhorias no fornecimento da merenda escolar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/05/2017 00h00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta segunda-feira (22) uma agenda de reuniões com gestores das 20 Unidades Seduc na Escola (USE) e diretores de escolas da Região Metropolitana de Belém para tratar do gerenciamento da merenda escolar. As reuniões continuarão até a próxima sexta-feira (26), com o objetivo de identificar problemas que afetam o abastecimento das escolas e a oferta da merenda aos estudantes.

A Seduc vai comprar, até o final do período letivo, 11 mil toneladas de alimentos para atender mais de 300 mil estudantes em todo o Estado. Um investimento de R$ 84,8 milhões em proteínas (carne, peixe e frango), cereais, carboidratos, biscoitos, pães, frutas, sucos e legumes, que serão distribuídos para 474 escolas, onde estão matriculados cerca de 300 mil alunos.

No interior, a Seduc abastece com merenda 120 escolas, localizadas em 16 municípios. As demais são atendidas pelas prefeituras de 123 municípios, que recebem recursos diretamente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Até o encerramento do período letivo, as escolas do interior atendidas pela Seduc receberão 2.620 toneladas de alimentos. Na Região Metropolitana de Belém, 354 escolas, que atendem 236 mil alunos, serão abastecidas com 8.281 toneladas de alimentos.

Infraestrutura e logística - As reuniões foram programadas pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Secretaria Adjunta de Logística Escolar (Sale), responsável pela operacionalização estadual do Programa Nacional Escolar (PNAE). Durante os encontros são repassadas orientações de caráter legal e operacional, e discutidos problemas de infraestrutura e logística.

A titular da CAE, Leila Ferreira, informou que a Seduc já realizou duas reuniões com fornecedores de merenda escolar e, agora, está identificando pontos críticos no abastecimento das escolas e na produção de lanches e refeições. “Chamamos os diretores de escolas para ouvir relatos sobre necessidades gerais e identificar os obstáculos que eles enfrentam, visando corrigir e melhorar a performance de todo o processo”, declarou Leila Ferreira.

Os gestores escolares receberam orientações estratégicas sobre recebimento da merenda nas escolas, armazenamento e controle de qualidade dos alimentos. A reunião desta segunda-feira contou com a participação dos gestores das USEs 01, 14, 16 e 17, que relataram problemas operacionais, mas garantiram estar dispostos a encontrar soluções e melhorar o atendimento aos alunos.

Alan Dias, que gerencia a USE 14, destacou que a reunião serviu para a integração das escolas e a Seduc, a fim de melhorar a “performance do processo da merenda escolar. Isso contribui para o funcionamento da escola, o atendimento e melhor desempenho dos alunos”. (Com a colaboração de Eduardo Rocha).