Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Codec oficializa apoio a Parque da Pequena Indústria de Castanhal

Reunião na próxima quarte-feira (08) discutirá aspectos gerais do projeto, em seguida, será elaborado um relatório preliminar com informações técnicas, operacionais, administrativas e jurídicas para subsidiar as fases seguintes

Por Igor Nascimento (SEMAS)
02/07/2020 12h34

Com o compromisso de promover iniciativas de fomento ao setor produtivo do Estado, estimulando novos investimentos com potencial de geração de emprego e renda, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) celebrou, na quarta-feira (1), um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de dar suporte à implementação do Parque da Pequena Indústria de Castanhal, no nordeste paraense. O termo visa oferecer assessoramento técnico ao município para a viabilização do projeto que colaborará para a diversificação da economia da cidade modelo.

O documento, assinado pelo presidente da Codec, Lutfala Bitar, e pelo prefeito de Castanhal, Pedro Coelho Filho, oficializa o apoio do Estado na implementação do espaço que também será destinado a micro e pequenos investidores do comércio, logística e serviços. O Parque da Pequena Indústria ficará ao lado do Condomínio Industrial de Castanhal, outro projeto que resulta de parceria entre o executivo municipal e a Codec e encontra-se, atualmente, em fase de regularização fundiária.

A assinatura, em Belém, contou com a presença do secretário de Habitação de Castanhal, Edir Marques, que representou o prefeito Pedro Coelho, e dos diretores da Codec Pádua Rodrigues (Estratégia e Relações Institucionais); Manoel Ibiapina (Atração de Investimentos e Negócios) e Edimar Gonçalves (Diretor Jurídico).

Agora, o município disponibilizará à Codec dados e informações técnicas que colaborem para a concepção do planejamento industrial do município para o Parque, incluindo a atualização do Manual do Investidor - publicação desenvolvida para facilitar a escolha de investidores por Castanhal como destino para seus investimentos - além de indicar representantes e compor equipe técnica que somarão esforços junto à equipe da Companhia à formulação de estratégias de desenvolvimento de negócios. 

Também caberá ao município promover a interação entre os setores produtivos locais e as políticas desenvolvidas pela Codec, promovendo o diálogo entre entidades econômicas de classe como associações, sindicatos e cooperativas, buscando entendimento e realização de atividades fins para o efetivo desenvolvimento do projeto.

Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues explicou que a assinatura do Termo de Cooperação representa a formalização do apoio e assessoramento da Codec no que diz respeito ao ordenamento do Parque da Pequena Indústria, em Castanhal.

“Isso significa que a nossa atuação na formulação de políticas de desenvolvimento econômico e a experiência com os Distritos Industriais do Pará serão aplicadas de forma consultiva na organização dessa área destinada aos pequenos produtores, auxiliando a gestão municipal na preparação dessa área para receber os empreendimentos”, afirmou o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec.

Para o secretário municipal de Habitação, Edir Marques, “a assinatura do Termo de Cooperação Técnica é de suma importância para o município porque a Codec tem uma larga experiência na administração dos Distritos Industriais, e isso vai ajudar muito o nosso município a concentrar micro e pequenas empresas e a incentivar e melhorar o mercado de trabalho no município de Castanhal, fomentando a circulação da economia de maneira geral. Por isso, entendemos que esse apoio é muito importante e a gestão municipal só tem a agradecer ao governador do Estado e ao presidente Lutfala por esse apoio e por mais essa parceria”, disse o secretário.

O trabalho já terá início no próximo dia 8 de julho, com uma reunião inaugural em que serão discutidos aspectos gerais do projeto. Em seguida, a elaboração de um relatório preliminar com informações técnicas, operacionais, administrativas e jurídicas para subsidiar as fases seguintes das ações na implantação do Parque da Pequena Indústria de Castanhal.