Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MATERNIDADES

Encontro debate incentivo à doação de leite materno

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/05/2017 00h00

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará recebeu representantes de sete maternidades da região metropolitana de Belém ligadas à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), durante o Encontro de Maternidades, na tarde desta terça-feira (23). O debate em torno de incentivos à amamentação e coleta de leite fez parte da IV Semana Estadual de Doação de Leite Materno, que traz como tema “ A que ponto estamos comprometidos, envolvidos e disponíveis com a doação de leite materno?”.

A semana Estadual de Doação de Leite Materno começou no dia 19 de maio e vai até o dia 25. O encontro entre maternidades acontece pela primeira vez dentro da programação da semana comemorativa e foi elaborado pela coordenação da saúde da criança do Estado. “Esse encontro foi extremamente importante para a gente apresentar a Rede Amigo da Criança a essas maternidades, divulgando as políticas de atenção integral à saúde da criança e incentivando a criação de mais salas de coleta”, reforçou Ana Cristina Guzzo, coordenadora estadual de Saúde da Criança. 

Na região metropolitana de Belém, seis hospitais integram a Rede Amigos da Criança, que possui um trabalho permanente e efetivo de incentivo às boas práticas de maternidade. Um dos objetivos do encontro foi aumentar a criação de salas de coleta e apoio à mulher trabalhadora que amamenta. Atualmente, existem 12 dessas salas nos hospitais paraenses: 9 em Belém e 3 em Bragança. 

A Santa Casa realiza de 860 a 900 partos por mês e 20% das crianças nascidas são prematuras e precisam da doação de leite. Com a realização dessa Semana Estadual e os incentivos à coleta nos hospitais do Estado, a meta é aumentar a quantidade de leite recebido. “Atualmente, conseguimos atender a 1/3 das crianças prematuras na Santa Casa. Mas, queremos chegar, até julho, a um aumento de 30%, quando então iremos rever a meta e avaliar de que forma poderemos articular para melhorar ainda mais esse atendimento”, disse Cynara Souza, coordenadora do banco de leite da Santa Casa.