Igeprev lança versão virtual do projeto “Rodas de Conversa: bem viver a aposentadoria”

Iniciativa é voltada aos servidores públicos inativos ligados ao Estado

23/06/2020 09h54 - Atualizada em 23/06/2020 10h43
Por Lucila Pereira (AGE)

Encontro presencial do "Rodas de Conversa" em novembro do ano passadoO distanciamento social - orientação dada por autoridades de saúde do mundo inteiro em razão da pandemia da Covid-19 - provocou uma mudança brusca e repentina no cotidiano das pessoas. Os mais afetados foram os idosos, pois eles estão mais sensíveis às complicações da doença.

Diante deste cenário, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev-PA), por meio do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS), resolveu adaptar para uma versão digital o projeto “Rodas de Conversa: bem viver a aposentadoria”, voltado aos servidores públicos inativos ligados ao Estado, cuja maioria tem mais de 60 anos de idade.

“A pandemia tem provocado muitas mudanças na sociedade, exigindo ajustes em tudo o que nos envolve, incluindo impactos na rotina como restrição à saídas, passeios e limitações nos contatos entre as pessoas. E isso pode representar consequências para a saúde mental. Dados da OMS apontam aumento nos casos de ansiedade e depressão no cenário atual. Nesse sentido, é essencial que o Igeprev, enquanto órgão gestor da previdência estadual e que tem como parte de sua missão contribuir para a satisfação da dignidade humana, também se apresente por meio de ações que possibilitem a qualidade de vida ao segurado”, explica Juliana Galvão, psicóloga do NAPS. 

Além do atendimento de escuta psicológica individualizada, por meio de vídeochamada no aplicativo Hangout, o novo formato do projeto propõe ainda a criação de um grupo de convivência virtual, por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, para os segurados que tiverem interesse.

“Nesse momento em que é fundamental manter o isolamento e o distanciamento social, precisamos adaptar as formas de contato com nosso público (em sua maioria, idosos). O projeto, em seu modo presencial, propiciou importantes encontros, debates e reflexões com os aposentados. Por isso, a adaptação para a modalidade à distância irá dar continuidade a esse importante espaço de escuta e troca com os ex-servidores, além de permitir a democratização do acesso ao projeto aos aposentados que residem no interior do Estado”, complementa Juliana. 

Atendimento virtual - O primeiro contato com o usuário inscrito será feito por ligação telefônica convencional, para confirmar as informações fornecidas na ficha de inscrição, além de informar ao beneficiário o passo a passo do serviço e oferecer ao participante a oportunidade de integrar um grupo de convivência virtual pelo WhatsApp, monitorado por técnicas do NAPS, com informes e orientações sobre saúde e qualidade de vida para a melhoria da rotina dos segurados. Após isso, será agendada a escuta psicológica individual. Será realizado um ciclo de três atendimentos, um por semana, por beneficiário, com duração de 50 minutos cada. 

Ao final dos atendimentos psicológicos, caso seja identificada necessidade de atendimento continuado, o usuário será orientado a buscar psicoterapia por outros meios, via Sistema Único de Saúde ou Rede Privada de Saúde. É importante ressaltar que a prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação é regulamentada pela Resolução CFP nº 011/2018 do Conselho Federal de Psicologia, que autoriza a oferta online de serviços como consultas e atendimentos psicológicos.

“Rodas de Conversa: bem viver a aposentadoria” – O projeto tem como público-alvo os segurados inativos, civis e militares, vinculados ao Igeprev e, antes da pandemia da Covid-19, promovia encontros semanais voltados à troca de experiências e orientações psicossociais acerca da vivência da aposentadoria, disponibilizando espaço de escuta aos segurados vinculados ao órgão. A ação é o primeiro passo para um projeto maior do Instituto: a criação de um Programa de Educação para a Aposentadoria, chamado “Projeto de Vida”. 

Serviço: 
Período de inscrição: 23/06/2020 a 01/07/2020 através do link do formulário (clique aqui).
Início: 06/07/2020