Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Convênios da Seplad garantem mais investimentos por todo o Pará

Obras pavimentação, saneamento e urbanização estão em andamento em vários municípios

Por Luana Taveira (COSANPA)
22/06/2020 10h44

Perante o atual contexto econômico do país em virtude da pandemia do novo coronavírus, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), vem impulsionando em várias regiões, grandes investimentos em diversas áreas como, drenagem, pavimentação e recapeamento asfáltico, além de saneamento e urbanização, com os investimentos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), que é coordenado pela Seplad.

As ações do FDE permitem várias oportunidades de desenvolvimento aos municípios, o que possibilita, alavancar o progresso do Estado com a geração de empregos e a melhoria da renda, além de benefícios para a população.

O FDE busca alavancar o desenvolvimento contínuo do estado, por meio de financiamentos de programas e projetos no setor público e privado, com relevantes propósitos para a economia do Estado, o que reduz as desigualdades regionais e sociais, e garante a competitividade dos empreendimentos econômicos já instalados, contribuindo assim de forma crescente na capacidade de atrair novos investimentos, em consonância com as diretrizes do Plano Plurianual.

Como forma de demonstrar o trabalho realizado, destaca-se a intensificação do atendimento direcionado para cada prefeitura municipal, de forma ininterrupta, objetivando a diminuição das dificuldades nas demandas, o que possibilitou solucionar em tempo hábil todas as pendências para o andamento de 26 convênios formalizados anteriormente ao Decreto 670, de 07 de abril de 2020, que instituiu medidas de austeridade fiscal no Poder Executivo Estadual.

Destacam-se, ainda, os seguintes números de atuação do FDE:

– 11 Regiões de integração do Estado contempladas, sendo 19 Prefeituras Municipais conveniadas : Abaetetuba, Altamira, Anajás, Ananindeua, Barcarena, Brasil Novo, Cachoeira do Piriá, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itaituba, Mocajuba, Novo Repartimento, Pacajá, Ponta de Pedras, São Miguel do Guamá, Santa Maria do Pará, Santarém, Soure e Ulianópolis

– 26 convênios assinados e publicados nos anos de 2019/2020.

Nesse sentido, diante dos vários convênios assinados e de municípios atendidos, denota-se um grande avanço em investimento público de mais de R$100.000.000,00 (cem milhões de reais) do FDE, em apenas um ano de governo. Isso representa um marco na história do Pará, permitindo que mais municípios sejam contemplados com mais celeridade, e que já estão em análise técnica, para a realização de novas parcerias no valor de R$ 110.626.164,95, o que contribuirá para amenizar os efeitos sociais e econômicos da pandemia e suas consequências.

A ação da Seplad junto aos municípios, com recursos do FDE, demonstra o cumprimento do planejamento traçado pela atual gestão, que trabalha de forma incessante por resultados.

A secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, enfatiza as ações do FDE e os avanços provenientes desse trabalho que é realizado de forma conjunta para o progresso do Pará.

“Trabalhamos incansavelmente para que o Estado cresça e obtenha sempre bons resultados através de investimentos, por isso buscamos de forma transparente e com lisura, recursos para executar essas ações. Poder ver as obras em andamento em vários municípios do Pará, mesmo diante de uma pandemia, nos sinaliza que estamos no caminho certo”, completou Hana Ghassan.

A execução das obras referentes ao FDE não paralisaram, e as melhorias por todo o Pará, continuam, entre elas está o município de Novo Repartimento, região sudeste do Pará, em que a região receberá em sua totalidade 8,4 km de pavimentação e 4,3km de recapeamento asfáltico.

Obras de requalificação de vias também estão sendo realizadas em Abaetetuba, região nordeste do Pará. A ação abrange nove bairros da cidade com melhorias e viabiliza o tráfego de pessoas e veículos.

O convênio do FDE também contemplou Santarém, com a pavimentação asfáltica de 8,5km, beneficiando várias famílias e contribuindo mais uma vez para o crescimento da cidade.

Reestruturar as vias do município de Barcarena com a pavimentação asfáltica, e assim facilitar o escoamento de insumos oriundos de Belém, foi um dos objetivos da parceria da Seplad, via FDE, firmada com a prefeitura de Barcarena.