Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

Palestra debate interação entre instituições de inovação e governo como estratégia de combate ao coronavírus

Encontro virtual integra o ciclo 'Em tempos de pandemia', promovido pela Sectet, a partir da próxima terça (23)

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
21/06/2020 09h48

Gonzalo Enriquez, diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec)O primeiro debate do ciclo online em alusão à Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento irá tratar sobre a interação entre os diversos setores da sociedade, governos e instituições de pesquisa no desenvolvimento de ações de combate ao novo coronavírus. “Em tempos de pandemia” é o tema do evento e a primeira participação será do diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), Gonzalo Enriquez, com a palestra “A Ciência, Tecnologia e Inovação e os Ecossistemas de Inovação Tecnológica em tempos do coronavírus”, abrindo o ciclo, na próxima terça (23), às 9h.

O ciclo de palestra e debates é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT), no período de 23 a 26/06, com mais de 50 atividades, entre palestras e mesas redondas envolvendo cerca de 80 pesquisadores, médicos, statups do Pará e de outros estados.

“O evento é extremamente interessante porque oferece possibilidade de participação massiva através da internet, superando as dificuldades de não poder fazer com presença física por causa da pandemia” - Gonzalo Enriquez, diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec).

Todas as discussões serão realizadas com a utilização das ferramentas Google e com o apoio da empresa de inovação Inteceleri.

A Universitec vem contribuindo com o esforço conjunto de combate ao novo coronavírus com a produção de equipamentos de proteção, como máscaras e álcool em gel em seus laboratórios. Na palestra, Enriquez falará sobre como os diferentes ecossistemas de inovação, como startups, comunidades que lidam com biodiversidade, incubadoras de empresas, parque tecnológico, bioindústrias, instituições de ensino e pesquisa podem interagir entre si e com os governos municipais, estadual e federal para realizar ações de enfrentamento à pandemia e apoio à sociedade.

Segundo Enríquez, o centro de todos esses arranjos é o conhecimento, diferente do que acontecia no passado. “Hoje, o conhecimento permite a agregação de valor aos produtos e processos. É o que gera o desenvolvimento sustentável, necessário para nossa Amazônia”, enfatiza.

Serviço:

Palestra “A Ciência, Tecnologia e Inovação e os Ecossistemas de Inovação Tecnológica em tempos do coronavírus”, por Gonzalo Enriquez, diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec). Na próxima terça-feira (23), às 9h.

Confira mais informações sobre a programação e faça sua inscrição gratuita aqui.