Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'EM TEMPOS DE PANDEMIA'

Ciência e tecnologia no combate à Covid-19 é tema de palestra transmitida pela internet

Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento reúne pesquisadores a partir de terça-feira (23)

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
20/06/2020 09h36

A função da ciência e da tecnologia nesse período de crise sanitária será a discussão central da palestra “Transformando ciência em tecnologia: o papel dos ICTs na solução dos desafios brasileiros”, que será realizada no primeiro dia de programação do ciclo de palestras e debates “Em tempos de pandemia”. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), no período de 23 a 26 deste mês, em alusão à Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento.

A programação será de forma presencial conectada, utilizando ferramentas Google, com o apoio da empresa de inovação Inteceleri, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá).

Pesquisadores do Pará e de outros estados realizarão palestras e participarão de mesas redondas a respeito de estudos, projetos, ações e reflexões sobre o combate ao novo coronavírus e tratamento da Covid-19. “São apresentações e discussões fundamentais para entendermos o momento que estamos vivendo e discutirmos a importância vital da ciência, da tecnologia e da inovação em crises como essa”, destaca o diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Deméthrius Lucena.

Paulo Foina, presidente da Abipti, é um dos palestrantes Palestra – O presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Paulo Foina, falará sobre as atribuições das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no enfrentamento da pandemia e os desafios brasileiros.

Na palestra, o presidente da Abipti, tratará do pouco conhecimento que a sociedade tem sobre a produção científica brasileira, do processo de desindustrialização do país e da importância do investimento em tecnologia e educação. “Não se pode pensar em ciência e tecnologia sem, antes, pensar em educação. Quem forma os cientistas são as universidades, são as escolas de ensino médio e fundamental, que criam nas crianças e jovens a vontade de ser cientista”, assegura.

Serviço:

Palestra “Transformando ciência em tecnologia: o papel dos ICTs na solução dos desafios brasileiros”, por Paulo Foina, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti).

Dia 23/06/2020, às 11h

Confira mais informações sobre a programação e faça sua inscrição gratuita aqui.