Encontro debate a política de assistência social no Estado
A fim de garantir sintonia das políticas de assistência social entre estado e municípios, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promove, até esta quinta-feira, 25, o Encontro Estadual de Gestores Municipais da Política de Assistência Social. A abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), e reuniu gestores, dirigentes e primeiras damas de mais de 40 municípios do estado.
Entre as autoridades que compunham a mesa de abertura estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), deputado Márcio Miranda; o secretário extraordinário de Estado de Integração de Políticas Sociais, Heitor Pinheiro, e a secretária titular da Seaster, Ana Cunha.
“Nós da Seaster fizemos questão de realizar esse encontro para dialogar sobre a política de assistência social. Acredito que só podemos crescer quando nos permitimos compartilhar conhecimento”, disse a secretária Ana Cunha, durante seu pronunciamento na abertura do evento. Ela ainda ressaltou a importância de se levar em consideração a pluralidade cultural do estado. “Cada município tem suas peculiaridades e a Seaster estará muito mais próxima de cada um, através do trabalho regionalizado”, complementou.
A programação conta com um ciclo de palestras e debates que abordarão temas como as políticas de assistência social do estado, orientações gerais sobre prestação de contas de recursos públicos e a política e o sistema de segurança alimentar e nutricional sustentável. “Não basta promover a política, tem que fazer com qualidade e garantir, especialmente aos grupos da população em situação de vulnerabilidade social, acesso à assistência, segurança alimentar, emprego e renda”, reforçou o diretor de segurança alimentar e nutricional da Seaster, Rubens Cordeiro.
Outro aspecto abordado no encontro foi o chamado fator amazônico – que leva em consideração características próprias da região, como o clima e a dificuldade de acesso a alguns locais – e a importância da articulação das políticas públicas. “Esse é um momento ímpar para a secretaria, porque nós estamos conhecendo melhor, a cada dia, os nossos gestores. Mesmo que eles vão à secretaria no decorrer do ano, podemos estar bem mais próximos em eventos para orientá-los e prestar apoio técnico para que eles possam executar políticas de assistência nos municípios”, considerou a diretora de assistência social da Seaster, Eliza Viterbino.
A execução de políticas públicas exige a prestação de contas antes do início de uma nova gestão. Por isso, a primeira dama e secretária municipal de Curionópolis, Verônica Rabelo, destacou a importância desse encontro para as novas gestões municipais. “Como nós assumimos agora a gestão do município, ainda estamos em processo de adaptação. Então, essas palestras são muito importantes para nos ajudar na execução da política de assistência social”, considerou.
Texto: Ascom Seaster