"Sabadão Solidário" coleta sangue em Paragominas
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), por meio do Hemocentro Regional de Castanhal (HRC), firmou parceria com o Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas, e vai realizar, no próprio hospital, campanha de doação de sangue. O “Sabadão Solidário. Salve vidas. Doe Sangue” será no dia 27 de abril, de 8h às 15h, quando o hemocentro vai estar com uma grande estrutura na unidade e pronta para coleta de 100 bolsas de sangue para suprir o estoque estratégico do hemocentro regional, que ano passado coletou 5.854.
A gerente do hemocentro de Castanhal, Dra. Sandra Lobato, conta que foram realizadas palestras para os colaboradores do hospital como forma de sensibilizar para a causa da doação de sangue. Como agentes multiplicadores da informação, esses atendentes e enfermeiros são fundamentais para o êxito da campanha, que tem o desafio de envolver os habitantes da região, que é composta por 22 municípios. “O hospital está comprometido e, além de envolver seu quadro funcional, disponibilizou seu espaço, onde vamos montar nossa recepção e as salas de triagem, coleta e lanche”, conta.
A médica explica que o hemocentro de Castanhal está com baixa no estoque, situação que se complica ainda mais quando o sangue é do tipo raro. “Precisamos dessas campanhas para atender a necessidade não apenas da região, mas também do hemocentro coordenador, em Belém. Essas parcerias são muito importantes, principalmente com as empresas que possuem grande fluxo de pessoas, como é o caso do HRPL. É fundamental que todos tenham a responsabilidade social de propagar a importância da doação de sangue”, ressalta Sandra Lobato.
Para o diretor executivo do HRPL, Júlio Garcia, a expectativa é de atingir a meta de 100 doações voluntárias de sangue. “Contamos com apoio das equipes envolvidas e especialmente do voluntariado de Paragominas e municípios vizinhos. Vamos fazer deste sábado um programa de final de semana diferente com família e amigos”, disse o gestor.
No nordeste do estado, as doações de sangue podem ser feitas em Castanhal ou Capanema. Além de Paragominas, o Hemocentro de Castanhal atende 48 municípios da região, como Bragança, Salinópolis e Tomé-Açu. Essa é a primeira campanha realizada dentro do Hospital de Paragominas, que tem apoio da Prefeitura de Paragominas, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, entre outras instituições públicas e privadas.
Com assistência de alta complexidade, o HRPL possui 70 leitos, sendo 20 deles em UTI. Os usuários dispõem de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia e traumatologia/ortopedia.
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico, ressaltando-se ainda o apoio de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. O HRPL é um hospital do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Serviço:
A campanha “Sabadão Solidário” de doação de sangue no Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas, será no dia 27 de abril, de 8h às 15h. O HRPL fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.
Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de dois meses e as mulheres a cada três meses.