São Francisco é a primeira campeã na seletiva de Igarapé-Açu
Uma conquista na raça e superação. Depois de perder o primeiro set por 25x16 para a seleção de Mãe do Rio, a equipe de voleibol masculino B (15 a 17 anos) de São Francisco do Pará virou o jogo e sagrou-se, na manhã desta sexta-feira (26), a primeira campeã da etapa regional dos Jogos Estudantis do Pará (JEPs), que tem como sede o município de Igarapé-Açu. Os jogos começaram na quinta-feira (25) e seguem até o sábado (27)
A seleção de São Francisco, representada pela Escola Estadual Maria Conceição Gomes de Souza, venceu Mãe do Rio por 2 sets a 1 (16x 25 / 25x23 / 15x11) e se tornou a primeira equipe da seletiva regional de Igarapé-Açu a garantir vaga na seletiva estadual dos Jogos, que serão realizados em agosto, no município de Castanhal. Quem passar pela etapa estadual garante vaga nos Jogos Escolares da Juventude, que reunirão estudantes de todo o Brasil em novembro, com etapas nas cidades de Curitiba e Brasília.
São Francisco do Pará e Mãe do Rio foram as duas equipes que participaram da seletiva do voleibol em Igarapé-Açu. O primeiro jogo entre os dois times foi realizado na quinta-feira (25), com vitória de São Francisco por 2 sets a 0. Na manhã desta sexta, o título foi garantido com mais um bom resultado para o time da Escola Maria Conceição Gomes de Souza.
A conquista encheu de orgulho o técnico da equipe e professor de Educação Física Donival Ribeiro, que acompanhou de perto o treinamento árduo dos meninos ao longo de dois meses para essa seletiva. "A maioria deles mora na zona rural e leva quase duas horas para chegar ao colégio. Estudar e ainda treinar com afinco para essa competição foi uma prova de superação", disse o treinador.
Um dos mais motivados com a conquista é Felipe Costa, 17 anos. Estudante do primeiro ano do Ensino Médio, ele sonha em ser jogador de vôlei e tem como espelho o ponta da Seleção Brasileira Lucarelli. "Estou muito feliz por ter colocado a minha escola pela primeira vez em uma seletiva estadual", comemorou o jovem.
Título por WO - No handebol masculino categoria A (12 a 14 anos), a equipe de Igarapé-Açu nem precisou entrar em quadra para ser campeã. No primeiro jogo com a única adversária da seletiva, marcado para a última quinta-feira (25), a seleção de Mãe do Rio não apareceu e Igarapé-Açu ganhou por WO.
"Nossos atletas de handebol estão inscritos também no basquetebol da seletiva que vai acontecer em Santa Izabel do Pará. Como o regulamento não permite inscrição em duas etapas e em modalidades diferentes, optamos por eles disputarem o basquetebol, pro qual eles vêm treinando há mais tempo", justificou o chefe da delegação de Mãe do Rio, Rodrigo Maciel.
Final no futsal - Na tarde desta sexta-feira, no ginásio de Igarapé-Açu, as equipes do município-sede e de Mãe do Rio disputam a vaga da seletiva no futsal feminino categoria A (12 a 14 anos).
No primeiro jogo entre os dois times, realizado ontem (quinta-feira), Mãe do Rio venceu por 2x1 e seria campeã na manhã desta sexta se vencesse novamente. Mas o time da casa, contando com o apoio da torcida, mostrou superioridade e fechou o placar por 3x0, deixando a decisão para a tarde.
Os Jogos Estudantis do Pará são coordenados pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e tem o apoio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).