Grupamento Fluvial realiza operação preventiva na ilha do Combu
A ação aconteceu no Furo da Paciência para marcar presença da segurança pública na região conhecida por sua atratividade turística
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), por meio do Grupamento Fluvial (GFLU), realizou nesta quarta-feira (10), a Operação “Paciência”, com o objetivo de prevenir e reprimir crimes de furtos, roubos e tráfico de drogas na ilha do Combu, região conhecida por sua atratividade turística dentro da capital paraense.A ação aconteceu no Furo da Paciência e locais próximos. Na ilha, foram checadas as denúncias de tráfico de drogas e suspeitas de foragidos da justiça, identificados por meio de consulta no banco de dados e, também, pela atuação da inteligência da Polícia Civil.
De acordo com o delegado Arthur Braga, titular da Delegacia de Polícia Fluvial, a ação foi planejada após denúncias e constatações de que criminosos usavam residências de ribeirinhos como esconderijo para prática de furtos, roubos e tráficos de drogas.
“Os delitos praticados acabavam prejudicando os ribeirinhos que moram nas localidades e também a prática econômica do turismo, já que a ilha do Combu reúne vários restaurantes atrativos com grande potencial turístico”, destacou o delegado.
Ainda segundo o delegado, não houve apreensão de entorpecentes nem de armas, porém várias pessoas foram identificadas com passagem pela polícia. Após averiguação foi constatado que algumas estavam com liberdade condicional ou em prisão domiciliar.
A operação envolveu equipes da Divisão de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu) e da Guarda Municipal de Belém (GMB).