Pará fica na 15º colocação no ranking nacional de isolamento social na terça
Estado registrou 38,76% de pessoas em casa para evitar a proliferação do novo coronavírus
Belém e Ananindeua computaram, respectivamente, as taxas de 38,76% e 38%O Pará continuou na 15ª posição no ranking brasileiro de isolamento social nesta terça-feira (9). Em números percentuais, a taxa representou 38,76% de pessoas se mantendo em casa para evitar a proliferação do novo coronavírus. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10), pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
Para o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, é importante as pessoas entenderem que precisam continuar em casa e fazer com que o índice de isolamento suba novamente.
“Com o feriado, nós estamos adotando medidas para que o índice não caia ainda mais e para que, durante esse período, as pessoas possam aproveitar e manter o distanciamento social. A população precisa nos ajudar nessa frente, fazendo a sua parte e respeitando o isolamento. Importante que todos façam a sua parte usando mascarás, mantendo a higiene e assim juntos evitarmos a propagação do vírus” - Ualame Machado, titular da Segup.
Na capital paraense, os bairros com os melhores índices foram: Brasília, Terra Firme e São João do OuteiroMunicípios – De acordo com o levantamento, ao analisar as cidades paraenses, os três melhores índices de isolamento foram nos municípios de Gurupá (54,8%), Cachoeira do Arari (52,8%) e Bagre (52,8%). Já as cidades que mais desobedeceram à recomendação de ficar em casa, registrando um baixo índice de isolamento, foram Palestina do Pará (21,2%), Abel Figueiredo (25%) e Inhangapi (26,7%).
Na capital paraense e em Ananindeua, foram registrados, respectivamente, os índices de 38,76% e 38%.
Em Belém, incluindo os distritos, os bairros com as maiores taxas de pessoas em casa foram: Brasília (54,4%), Terra Firme (53,4%) e São João do Outeiro (51,4%). Já os piores foram: Curió-Utinga (9,7%), Carananduba (15%) e Praia Grande (26,5%).
Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros da Cidade Nova IV (55,1%), Levilândia (47,9%) e Icuí Laranjeira (44,1%). Já as piores taxas observadas foram em Guanabara (26,1%), Águas Brancas (30,9%) e Curuçambá (40,5%).
Nas cidades de Concórdia do Pará, Colares, Ipixuna do Pará, Rurópolis e Baião, onde está mantido o lockdown por decreto municipal, com pedido de apoio para atuação dos agentes de segurança do Estado formalizados, os índices de isolamento foram de 45,3%, 43,1%, 42,4%, 47,5% e 43,1%, respectivamente.
Serviço:
O percentual de isolamento dos 144 municípios paraenses e o monitoramento completo estão disponíveis em um espaço exclusivo sobre os índices no site da Segup.