Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Governo do Estado chega a Marabá com os serviços da Policlínica Itinerante

Mais de 300 pessoas foram atendidas no primeiro dia no município

Por Ronan Frias (DETRAN)
08/06/2020 18h56

Nesta segunda-feira (8) foi a vez da população de Marabá receber a Policlínica Itinerante, que leva aos municípios paraenses atendimento rápido e eficaz para os cidadãos que apresentem sintomas leves e moderados da Covid-19. Só neste primeiro dia de ação no município, mais de 300 pessoas foram atendidas. O governador Helder Barbalho esteve no município e acompanhou o trabalho realizado pela equipe multiprofissional da Poli Itinerante.

"Estaremos aqui pelos próximos dias atendendo ao município e as localidades vizinhas. Marabá é uma das principais cidades do Estado e, com a chegada da Policlínica, estamos avançando com os atendimentos nas regiões suldeste e Sul do Estado", destacou Helder Barbalho. 

Na Policlínica Itinerante, os pacientes com síndrome aguda respiratória são atendidos por uma equipe médica em consultórios montados sobre carretas. A estrutura comporta ainda um laboratório para exames clínicos e de imagens por meio de um tomografia. Após a consulta, caso seja receitado, o paciente recebe os medicamentos para tratamento da Covid-19.

Sipriano Ferraz, coordenador de contingência da Policlínica, explica que "Marabá é uma cidade grande. Aqui vamos tratar os casos do novo coronavírus nas fases iniciais. Assim, nós conseguimos evitar que os quadros se agravem e também diminuiremos os números de internações", explicou.

O objetivo principal da Policlínica Itinerante é semelhante ao da capital: evitar o agravamento de casos para aumentar as chances de recuperação dos pacientes, reduzindo as internações, desafogando das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de referência, que podem se dedicar aos casos mais graves.

"O nosso fluxo de atendimento segue igual nos outros municípios. Vamos atender os paciente, orientar sobre os sintomas, realizar as consultas e disponibilizar os medicamentos para o tratamento da Covid-19", orientou a médica Maitê Gadelha.

Dona Edneia passou pela triagem, pela consulta, e recebeu a medicação indicada em menos de 30 minutos. A dona de casa avaliou o serviço de forma positiva "Nós estávamos precisando de um serviço assim. Eu considero uma bênção. Fui atendida logo e estou saindo com meu coração tranquilo", afirmou a moradora de Marabá

Serviço: A Praça Duque de Caxias, localizada na Rua Cinco de Abril, na Marabá Pioneira, em Marabá, sudeste do Estado, recebe a Policlínica Itinerante também nesta terça-feira (9). Os atendimentos acontecerão de 8h30 às 17h30.