Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VITRINE

Casa Civil do Governo recebe Feira de Agricultura Familiar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/05/2017 00h00

Produtores rurais e agricultores familiares ligados a diversas cooperativas participaram, nesta sexta-feira (26), de mais uma Feira de Agricultura Familiar, do Programa Pará Rural. A edição, comemorativa ao primeiro ano de execução do projeto, ocorreu na sede da Casa Civil do Palácio do Governo, em Belém.

Mais de 10 produtores tiveram a oportunidade de expor os mais diferentes itens no local. Já os servidores puderam conhecer e experimentar produtos que vão desde a tradicional farinha de Bragança, a laticínios fabricados artesanalmente, como iogurtes naturais e queijos temperados.

Um dos produtos representativos da região de Bragança, a farinha de mandioca, recebeu tratamento e composição especiais para conquistar o mercado local. Depois de receber o incentivo do Governo do Pará por meio do Programa Pará Rural, a empresa “Sabor de Bragança” investiu na produção de uma farinha diferenciada, com um toque gourmet.

“Fizemos vários experimentos até conseguirmos imprimir ao nosso produto diversos sabores, como açaí, jambu, charque e calabresa. E a resposta do público foi maravilhosa. Hoje vendemos nossa farinha para todo o estado e também para cidades do Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Podemos dizer, sem exagero, que nosso produto é um verdadeiro sucesso, e muito dele veio por conta da realização de feiras como essa aqui, pois o contato com o público funciona como um termômetro de qualidade, de aceitação, além de ser uma oportunidade de conquistarmos novos clientes e expandirmos os negócios”, comemorou David Jr, representante da empresa.

David Junior explicou o diferencial do produto. “Após o investimento que recebemos do Pará Rural criamos uma casa de farinha higiênica, usando água filtrada para a lavagem e garantindo o máximo cuidado em todos os processos. Somos, inclusive, a primeira empresa certificada do Pará na produção de farinha. Nosso produto não causa azia e não dificulta a digestão”, comenta o produtor. Entre os sabores mais procurados ele cita a farinha de açaí.

Também esteve presente na feira a “Filé do Mangue”, primeira empresa certificada de beneficiamento do caranguejo do Pará. “Entramos no projeto quando a comercialização foi proibida pelo Ministério Público, pela forma como esse produto era retirado da casca e comercializado. Conseguimos o incentivo do Programa Pará Rural e investimos principalmente na higiene do processo, o que nos garantiu as certificações necessárias e o registro na Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará). Nosso produto ficou tão bom que as vendas dispararam e hoje não temos nenhuma restrição no mercado. Mas se não fosse esse financiamento garantido pelo programa, não estaríamos aqui hoje”, agradeceu Alcilene Carvalho, representante da Filé do Mangue.

Frederico Monteiro, gerente executivo do Pará Rural, falou sobre o programa e a realização das feiras. “Além de incentivar a implantação de projetos produtivos, o Pará Rural garante a continuidade dessas atividades, dando a elas sustentabilidade. Trazer os produtos e expor nas feiras amplia a venda, ajuda a fazer novos contatos e auxilia no crescimento das empresas”, detalhou.

O Pará Rural é um programa voltado à redução da pobreza e gestão dos recursos naturais co-financiado pelo governo do Estado e pelo Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), tendo como área de abrangência geográfica o ambiente rural do Pará. 

Vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), ele atua em duas frentes convergentes: uma voltada ao aumento da renda e à melhoria das condições de vida de comunidades rurais pobres, mediante o financiamento de processos de desenvolvimento, implementação de projetos produtivos e provisão de infraestrutura complementar à produção, e outra voltada ao aprimoramento do processo de gestão fundiária e ambiental do Estado.