Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Semana Nacional de Arquivos terá debates e exposição virtual

Por Josie Soeiro (SECULT)
05/06/2020 18h19

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o Arquivo Nacional e a Fundação Nacional Casa de Rui Barbosa, promovem, de 8 a 10 deste mês, a 4ª Semana Nacional de Arquivos. Este ano, a programação será virtual, por meio das redes sociais oficiais da Secult, devido às recomendações de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

O calendário tem como objetivo aproximar as instituições e divulgar trabalhos e acervos, além de proporcionar reflexão sobre o cenário da arquivologia e das informações no século XXI. A programação se inicia com uma exposição virtual de documentos do Arquivo Público do Estado. Também haverá bate bate-papo sobre o tema com a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac) da Secult, Karina Moriya.

Outro destaque da programação será a live “Pesquisa histórica em movimento: desafios para a construção do conhecimento no século XXI”, com a professora mestra Letícia Pereira Barriga. A mediação será do diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii.

“O fato de ser uma programação virtual não nos impede de refletirmos sobre as potencialidades construídas acerca dos arquivos, dos usuários, acervos e profissionais envolvidos. Esperamos que o público consiga acompanhar e refletir sobre as novas demandas de pesquisa em arquivos e conjuntos documentais e, ao mesmo tempo, observar as novas necessidades do profissional arquivista numa sociedade em que a informação passa a ser um instrumento primordial de cidadania”, diz o diretor. 

Serviço: a 4ª Semana Nacional de Arquivos ocorre de 8 a 10 deste mês, sempre às 11h, no Instagram da Secult: @secultpara.