Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOCIOBIODIVERSIDADE

População poderá contribuir com a Política Estadual de Agroecologia

Site da Sedap vai disponibilizar o projeto para consulta on-line durante 30 dias

Por Camila Botelho (SEDAP)
03/06/2020 20h21

Pelo período de 30 dias, a contar do próximo dia 5 (sexta-feira) – Dia Mundial do Meio Ambiente - estará disponível no site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) o link para a consulta do projeto que implantará a Política Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e da Sociobiodiversidade (Peapos). Os interessados podem opinar e contribuir para as ações destinadas, prioritariamente, aos agricultores familiares rurais e urbanos e aos povos e comunidades tradicionais.

Não serão apenas esses segmentos que ganharão com a implantação de uma política estadual voltada a um setor tão importante. Toda a sociedade será beneficiada, já que poderá contar com o aumento da oferta de produtos saudáveis, livres de agrotóxicos, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional.

A Política Estadual vai fortalecer a produção de agricultores familiares rurais e urbanos e de povos e comunidades tradicionaisA Peapos foi elaborada pela Câmara Técnica de Comercialização, Agroecologia, Produtos Orgânicos e da Sociobiodiversidade (Ctcapos-PA), formada por vários órgãos da esfera pública e da sociedade civil. A Política Estadual tem como objetivo promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia e dos sistemas orgânicos de produção e extrativismo sustentável, assim como sistemas em processos de transição agroecológica e os que visam ao uso racional do fogo e à diminuição de sua utilização, contribuindo para a sustentabilidade e a qualidade de vida das populações do campo, da floresta, das águas e da cidade, por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis a todos e do uso sustentável dos recursos naturais.

A Política Estadual está em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial com o Objetivo 2 - “Fome Zero e Agricultura Sustentável” - e o Objetivo 3 - “Saúde e Bem-Estar”.

De acordo com a coordenadora da Câmara, Ivanize Carvalho, engenheira agrônoma da Sedap, a produção e a comercialização da agropecuária de base agroecológica e orgânica e produtos da sociobiodiversidade no Estado do Pará deverão dar uma grande salto com a aprovação de uma Política Estadual, cuja proposta foi aprovada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), que compõe a estrutura da Sedap.

A diretora de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Local da Secretaria, Antônia Aleixo, explica que a legislação será implementada pelo Estado em regime de cooperação com a União, municípios, organizações da sociedade civil e entidades privadas, em consonância com a Lei Federal nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, a qual dispõe sobre a agricultura orgânica, e o Decreto Federal nº 7.794, de 20 de agosto de 2012, que institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo).

Visibilidade - O secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga, que também preside o CEDRS, destaca que a Política Estadual vai proporcionar maior visibilidade dentro e fora do Estado à diversidade de produtos da Amazônia Paraense, especialmente das populações tradicionais, indígenas, quilombolas e agricultores familiares.

Para o secretário Hugo Suenaga a Política Estadual vai proporcionar maior visibilidade à diversidade de produtos da Amazônia ParaenseHugo Suenaga ressalta que é muito importante ao Pará ter uma Política Estadual voltada para promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia e dos sistemas orgânicos de produção e extrativismo sustentável. “A Peapos vai propiciar proteção e valoração da nossa diversidade socioambiental. Escolhemos a data em que o mundo todo comemora o Dia do Meio Ambiente para o lançamento”, acrescenta.

O secretário chama a atenção para a importância de a população contribuir com a consulta on-line. “É fundamental a participação da comunidade e dos produtores rurais, que afinal serão os principais beneficiados com a Política Estadual. A consulta ficará disponível por 30 dias na página da Sedap. Todo e qualquer cidadão pode participar”, enfatiza.

No Artigo 3º, observa Hugo Suenaga, a Peapos estabelece que as ações serão destinadas, prioritariamente, aos agricultores familiares rurais e urbanos e aos povos e comunidades tradicionais. “Por isso, a Ctcapos, que é uma das três Câmaras Técnicas do CEDRS, através de seus membros, está empenhada em mobilizar os representantes desses segmentos. No momento, em função da pandemia de coronavírus, essa mobilização tem sido feita através de contatos virtuais. Antes, a Câmara já vinha debatendo o tema com lideranças do setor. Após o prazo de publicação da consulta on-line, e tão logo possam ser realizadas reuniões presenciais, a Ctcapos organizará encontros com as comunidades para que sejam apresentadas e discutidas as contribuições que foram repassadas para a implementação da Política Estadual”, informa o secretário. (Texto: Rose Barbosa).

Serviço: A consulta on-line da minuta da Peapos pode ser feita no site da Sedap - www.sedap.pa.gov.br